Facchini

DAF desenvolve caminhão-conceito que pesa 500 kg a menos que um similar

Com uma visão para aumentar ainda mais a eficiência do transporte, a DAF desenvolveu um caminhão de distribuição, ainda protótipo, com um peso significativamente mais baixo. Graças às inovações de design do chassi e a combinação de materiais e componentes mais leves, o chassi do caminhão-conceito alcança uma redução em torno de 500 kg. Um caminhão da gama tradicional, o LF pesa cerca de 12 toneladas e com essa redução, o transportador poderá reverter em carga útil.
O FTCC (Future Truck Chassis Concept), como é chamado o protótipo, é baseado na plataforma do LF – série da DAF. Entre parceiros fornecedores de materiais mais leves, o projeto foi cofinanciado pelo governo britânico através do Innovate Reino Unido, com o objetivo de aumentar a carga útil dos veículos de distribuição urbana e reduzir o consumo de combustível, resultando em menores emissões de CO2.

Novos conceitos de design
O projeto de pesquisa do FTCC apresenta uma série de novos conceitos de design para aumentar ainda mais a eficiência dos transportes, com uso de um alumínio mais leve nas partes laterais e em peças da suspensão e do chassi.
“O aumento da carga útil, sem perda da integridade do veículo é fundamental para esse processo. Nosso projeto FTCC alcançou os objetivos: economia de combustível (quando descarregado) e mais carga útil, com foco nos componentes utilizados no chassi do caminhão e na sua estrutura”, disse Rob Lawto, engenheiro senior da Leyland Trucks, que liderou o projeto.

Inovações para o futuro
O FTCC demonstra o potencial de tecnologias inovadoras para a economia e a redução de peso. O caminhão será exibido em uma variedade de eventos internacionais para demonstrar os avanços tecnológicos que incorpora. O FTCC é antes de tudo um modelo de estudo, por isso não estará no mercado em um curto prazo. No entanto, ele mostra inovações que podem ser consideradas viáveis para o futuro.
Quem sabe o FTCC (Future Truck Chassis Concept) poderá ser apresentado ao público na Fenatran (Salão Internacional dos Transportes) que este ano tem a presença da DAF, já confirmada.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA