Facchini

Randon New R

Volvo testa ônibus elétrico em Gotemburgo, na Suécia

Silencioso, sem emissões e confortável para os passageiros. Estas são as características do novo ônibus elétrico que a Volvo Buses está testando pela primeira vez no trânsito de Gotemburgo, na Suécia, cidade sede da companhia. O modelo será lançado oficialmente em junho e exibido na UITP (Word Congress and Exibition), em Milão.
A operação com o veículo terá início em meados de junho na linha 55 entre Lindholmen e Chalmers/Johanneberg, em Gotemburgo. Esta nova linha será atendida por três ônibus totalmente elétricos e sete híbridos elétricos. Os veículos estão equipados com baterias de carga rápida usando energia renovável nos pontos finais. Esta nova linha é o resultado de uma cooperação conhecida como ElectriCity, que desenvolve, demonstra e avalia soluções inovadoras para o futuro dos transportes públicos sustentáveis.
Antes de entrar em operação regular, o novo ônibus elétrico da Volvo será também exibido na feira de transportes públicos UITP, realizada em Milão, entre os dias 8 e 10 de junho. A UITP congrega compradores de transportes públicos de todo o mundo, que visitam a feira para conhecer os mais recentes produtos desenvolvidos pela indústria.
“Estamos realizando os testes finais para ter certeza de que tudo está funcionando como deve para uso em tráfego regular. Este é um importante marco no desenvolvimento de novas soluções para ônibus eletrificados. Silenciosos e totalmente isentos de emissões, o veículo irá contribuir para um ambiente urbano melhor e uma redução no impacto climático, com os passageiros tendo uma viagem mais agradável”, diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.
As exigências de passageiros também ajudaram a formatar o projeto dos novos ônibus elétricos de várias formas. “Por exemplo, o embarque e desembarque é rápido e realizado por portas extralargas com piso baixo no meio do ônibus. Neste ponto há uma ampla área de piso baixo para facilitar o acesso para passageiros cadeirantes ou com carrinhos de bebê”.
Os projetistas da Volvo visaram dar ao ônibus uma atmosfera moderna e acolhedora. O interior é claro e arejado, existem tomadas para os passageiros recarregarem seus celulares e oferece Wi-Fi a bordo. Apesar de ter apenas 10,7 metros de comprimento (mais de um metro mais curto que um ônibus convencional), tem capacidade para transportar até 86 passageiros. O assento do motorista posicionado no centro contribui para a alta capacidade de transporte.

Lançamento comercial em 2017
A linha da Volvo Buses de ônibus elétricos inclui o modelo já lançado Volvo 7900 Híbrido, sucesso comercial com mais de 2000 unidades comercializadas; e o Volvo 7900 Híbrido Elétrico, lançado em outono de 2014. Diferente destes dois modelos, o novo ônibus elétrico é um veículo conceito. A produção em série dos ônibus totalmente elétricos está agendada para 2017.

O ônibus elétrico é parte do ElectriCity
A operação de ônibus elétricos na linha 55 de Gotemburgo é resultado do ElectriCity, um projeto de cooperação entre entidades de pesquisa, a indústria e os planejadores urbanos, com a finalidade de desenvolver, demonstrar e avaliar a próxima geração de transportes públicos sustentáveis. Entre os participantes estão o Grupo Volvo, Chalmers, a Agência Sueca de Energia, Região Västra Götaland, Västtrafik, Keolis, a cidade de Gotemburgo, Göteborg Energi, Lindholmen Science Park e Johanneberg Science Park.
FONTE: Volvo 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA