Facchini

70% dos tombamentos de caminhões na Via Dutra acontecem em Piraí, RJ

Curvas fechadas, quase nenhum acostamento e movimento intenso todos os dias. São oito radares, limitando a velocidade em 40 km/h. Estas são as características da Serra das Araras, um dos trechos mais perigosos da Via Dutra. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 70% dos tombamentos de caminhões na estrada acontecem nestes 8 km de extensão, localizados em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro.
Ainda segundo a PRF, são, em média, seis acidentes deste tipo por mês. Quando casos assim acontecem na pista de descida, no sentido Rio de Janeiro, quase sempre a estrada precisa ser fechada. Durante a remoção do veículo, a pista de subida, no sentido São Paulo, funciona emergencialmente em mão dupla. A situação se agrava em feriados prolongados, como nesta semana, quando a Polícia Rodoviária Federal estima que o movimento aumente aproximadamente de 30%.


Caminhoneiros garantem que dirigem com cautela
Há 15 anos, o caminhoneiro Roberto Pires da Silva Maciel roda pelas estradas do Brasil. Atualmente, ele transporta carga perigosa e, na hora de passar pela Serra das Araras, a atenção é redobrada, principalmente nas curvas. "Sempre vou ser cauteloso comigo mesmo e com as outras pessoas que estão passando", disse.
Anderson dos Santos Pinheiro também é caminhoneiro e se preocupa com uma outra questão que pode provocar acidentes. "Vai, também, bastante da manutenção do caminhão, porque você não sabe a hora que vai quebrar. Talvez o freio que você acha que está bom, quando você vai descer, acaba", contou.
FONTE: G1 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA