Facchini

Mercedes-Benz abre novo programa de demissão voluntária em SP

A Mercedes-Benz abriu, na última terça-feira (17), um programa de demissão voluntária (PDV) em sua maior unidade no Brasil, a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde são produzidos caminhões e ônibus. A montadora diz que não divulgará a meta de adesão. Ao último PDV, aberto até novembro do ano passado, 100 funcionários aderiram, ainda de acordo com a empresa.
Em dezembro, a Mercedes renovou o "lay-off" (suspensão temporária de contratos) para 750 trabalhadores na unidade até o próximo dia 30 de abril.
Em janeiro passado, o sindicato local afirmou que outros 244 funcionários ficam de fora dessa renovação. A montadora confirmou 160 demitidos, além dos 100 que aderiram ao PDV.
Para este novo PDV, a Mercedes oferece R$ 28.500 aos interessados da área de produção. Quem for do grupo que está em "lay-off" recebe um adicional de R$ 6.500.
Além da fábrica de São Bernardo, a montadora tem uma planta em Juiz de Fora, onde 170 funcionários estão no período de suspensão de contratos, também até o mês que vem.
A lei trabalhista não permite que contratos sejam suspensos por mais de 5 meses consecutivos nos moldes em que parte dos custos desse layoff é coberta pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Por isso, ao estender o lay-off, a Mercedes se comprometeu a bancar os salários sozinha.
Além das duas fábricas já existentes, a montadora voltará a produzir carros no Brasil a partir do primeiro trimestre do ano que vem, na planta que começa a ser construída em Iracemápolis (SP).
FONTE: Auto Esporte 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA