Facchini

Faixa Ouro padroniza veículos de transporte de carga, reboques e semi-reboques

O uso de uma película refletiva prismática amarela, mais conhecida como Faixa Ouro, chegou para padronizar veículos que possuem peso bruto total de mais de 4.536Kg. A resolução, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro de 2010, foi suspensa após manifestações de empresas de transporte de cargas e autônomos. 
Segundo o diretor presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil, Eduardo Matos, antes da nova resolução havia uma lei que obrigava os veículos de carga a utilizarem uma identificação auxiliar com fundo verde e letras vermelhas pintadas. “As cores tinham baixo contraste e não eram refletivas, o que dificultava a visualização durante a noite. A faixa ouro proporciona boa visibilidade e contraste necessários para a leitura dos caracteres, em veículos de carga, por meio de dispositivos eletrônicos de fiscalização e ainda de agentes de trânsito quando a placa veicular não estiver visível”, enfatiza.
Além da boa visibilidade, a nova faixa chegou para padronizar a identificação dos caminhões, visando melhor controle e segurança nas estradas. “A Faixa Ouro é fornecida em dois itens sendo um amarelo refletivo para ser impresso por termo transferência e outro a laminação transparente e de proteção UV e resistência química”, explica Matos.
A nova faixa deve ter a durabilidade de 10 anos e os dados do veículo (placa, cidade e estado) não podem estar afetados por lavagem, produtos químicos ou exposição. “As faixas devem ser aplicadas nas duas extremidades da carroceria, sendo as letras e números do lado esquerdo, e a cidade e estado do lado direito. Ela também pode ser aplicada em superfície metálica para carrocerias de madeira”, orienta.
A Sherman Filmes Ópticos do Brasil, há sete anos no mercado, firmou-se no segmento de sinalização, segurança e energia, por meio da produção de películas de alta tecnologia, com estruturas capazes de gerenciar a luz para obter efeitos necessários nos diferentes setores da indústria. A empresa, que registrou a marca Faixa Ouro, tem suas películas homologadas e aprovadas pelo DENATRAN para comercialização em todo o território nacional, sendo o único fabricante de películas prismáticas da América Latina. “Com padrão quadriculado para fácil distinção da película, a Faixa Ouro da Sherman possui mais de 6500 micro-prismas por cm², permitindo excelentes níveis de refletividade em todos os ângulos de observação. A marca de segurança é gravada a laser na construção do produto”.
“Oferecemos ao mercado produtos de qualidade superior e longa durabilidade. Buscamos aprimorar nossa tecnologia e trabalhamos com alto nível de integração em todos os segmentos que atuamos, sempre buscando manter valores competitivos no mercado. Temos orgulho de ser uma empresa 100% brasileira” finaliza Matos.
FONTE: Assessoria de Imprensa Sherman 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA