Facchini

Randon New R

Labor Equipamentos desenvolve equipamento inédito para o transporte de vidros

A Labor Equipamentos, tradicional fabricante de implementos rodoviários especiais, localizada em Guarulhos (SP), acaba de inovar mais uma vez. A empresa acaba de desenvolver a carreta Bi-inloader, que chega ao mercado para maximizar o transporte de vidros, no qual a Labor é pioneira desde 2001.
O novo equipamento é uma  “Julieta” que se acopla ao primeiro implemento da configuração. Trata-se de um reboque de 3 eixos centrais e com um cambão dianteiro rígido, que pode ser tracionado pelo cambão quando em percurso,  como pode ser acoplado a quinta roda do caminhão para a descarga dos vidros. O novo implemento tem capacidade para transportar 18 toneladas de carga, que somadas as 26 toneladas da composição dianteira, totaliza 44 toneladas. 
“Nossa meta foi desenvolver uma composição que maximize o transporte em termos de carga. Foi realizado um amplo estudo inédito no mundo, uma vez que no transporte de vidros  a descarga do cavalete se faz por trás. Esta solução envolveu a criação de processos de acoplamento, de descarga e de conceitos de carretas inexistentes até o momento no mundo, justificando inclusive pedidos de patentes”, explica Heberson Cosso, diretor comercial.
A nova Julieta chega para somar ao portfólio da Labor. “Desenvolvemos e fabricamos  o semireboque In-loader, que possui similares na Europa. Já a Bi-inloader foi uma solicitação para o mercado brasileiro que possui características diferenciadas de transporte devido a sua dimensão continental. Temos a tradição de aceitar desafios em inovação e fazer a diferença para os parceiros”, completa.
A nova configuração foi desenvolvida em cerca de 1 ano e o investimento para a produção, estudos, testes, foi de cerca de R$ 1,2 milhões. A Julieta passou por oito meses de testes na transportadora Red Box Transportes,  com ótimos resultados, sem nenhuma ocorrência de defeitos  “e o próximo conjunto já foi encomendado”, finaliza o diretor. 
FONTE: Na Boléia 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA