Facchini

Os riscos de acidentes da carreta com eixos distanciados (vanderléia) no tombador

Não são raros no Brasil casos de carretas caindo de tombador hidráulico durante a descarga de graneis. E, acertadamente, muitos embarcadores proíbem o descarregamento de semirreboques do tipo “Vanderléia” nesses tombadores, devido a frequência dos acidentes. Os riscos são reais e as causas são as seguintes:

As “Vanderléias” com suspensão mista (1 eixo pneumático e 2 mecânicos), possuem regulagem manual da pressão nas bolsas pneumáticas do 1º-eixo (Figura 1). Assim, para condição carregado o fabricante determina a pressão ideal, de forma garantir 10.000 kg de peso sobre esse primeiro eixo.

Figura 1 – Suspensão mista da Vanderléia, na condição ideal - carregada
O problema é que a regulagem para a condição “vazio” não é automática. (a pressão não é reduzida automaticamente quando a carreta é descarregada). Assim, ao iniciar o descarregamento no tombador, o peso do veículo vai reduzindo, mas o 1º eixo da carreta continua pressionando o piso com 10.000 kg. A medida que a carreta vai sendo descarregada, a bolsa pneumática (fole) vai abrindo mais e mais, ao ponto de levantar a carreta e trator dos calços, podendo jogar para fora do tombador e provocar um grave acidente, conforme ilustram as Figuras 2 e 3.
Figura 2 – Entrada da Vanderléia, na condição carregada
Figura 3 – Ilustração: Inclinação provocada pelo 1º eixo da carreta – quando esvaziada
A solução adotada tem sido: entrar no tombador, mesmo ainda carregado, já com o 1º eixo sem pressão na bolsa (com 1º eixo suspenso – Figura 4), mas também deve ser vista com restrição. Nessa condição as 30 toneladas dos três eixos da carreta, agora estão apenas sobre dois eixos. Além do risco de danificar o piso da balança, os eixos e suspensão, pode-se provocar falha nos feixes de molas e estourar os pneus do eixo traseiro, provocando do mesmo modo um acidente no tombador.
Figura 4 – Excesso nos eixos para condição carregado e 1º eixo suspenso (estimados)

27 Comentários

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

  1. Nunca descarreguei em um tombador, mas achei super interessante a matéria.

    ResponderExcluir
  2. Vanderleia foi um erro de engenharia? Só vejo críticas a esse sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Não é um erro de engenharia. Tem suas vantagens. Mas requer alguns cuidados especiais. Não é em qualquer estrada que vai bem. E tem esse detalhe da matéria no descarregamento em tombador

      Excluir
    2. Acho que vanderleia é mais adequada para baú e sider!

      Excluir
  3. Vanderleia foi um erro de engenharia? Só vejo críticas a esse sistema.

    ResponderExcluir
  4. Pior projeto muito perigoso não deveria ser mais fabricada

    ResponderExcluir
  5. E as Vanderleias que tem os 3 eixo penelmatico tem risco tam bem ou eles são altomatico asim que esvaziar eles vão abaixando a pressão denteo das bolsão de ar

    ResponderExcluir
  6. Vilmar Bueno21 fevereiro, 2016

    Tenho Vanderléia a mais de dois anos e meio e só tive benefícios, trabalho no ramo de transportes de grãos a 22 anos no RS, PR e MS e descarrego 99% no tombador com o primeiro eixo suspenso e nunca estourou nenhum pneu.Tenho pneus com mais de 180.000 km rodando e penso que deveriam rever ésta matéria, Pois eu só tenho a agradecer á estes engenheiros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BLz! Se levantar o 1o eixo elimina o problema.

      Excluir
    2. Boa tarde Vimar
      acabei de adquirir uma carreta vanderleia 15 mtrs 3 pisoa para transporte de suinos vivos , e na primeira viagem comeu 02 pneus do 1° eixo (vanderléia) o que devo fazer ?
      O sr tem alguma idéia o que pode ter acontecido ?
      Cleuson CésaR
      E-mail:cleusoncesarsuinobom@gmail.com

      Excluir
    3. concordo com vc esta historia de estourar pneus é pura balela não existe isto

      Excluir
    4. Vc sabe me dizer porque o chassi da minha carreta vandeleia está rachando

      Excluir
  7. Amigo bom dia sou de barretos sp estou cmprando uma vanddrleia ano89 ela gira o 1 e 3eixo nao e eixo morto descarrega tonbador

    ResponderExcluir
  8. Amigo bom dia sou de barretos sp estou cmprando uma vanddrleia ano89 ela gira o 1 e 3eixo nao e eixo morto descarrega tonbador

    ResponderExcluir
  9. O correto é a vanderleia ja entrar no tombador com o 1º eixo erguido. ja trabalhei dois anos com uma e nunca aconteceu nada.

    ResponderExcluir
  10. so o motorista não ser preguiçoso e erguer o primeiro eixo mais hoje em dia esses motoristas nem sabem o quem e primeiro eixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é esse a preguiça aliada a teimosia e burrice de alguns.

      Excluir
  11. Boa materia e ultio. Parabens para quem elaborou.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom os pensamentos de cada um de vcs, so assim entra-se num senso pra melhor entender possíveis riscos na vanderleia

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Rubem, sempre excelência nas matérias.

    ResponderExcluir
  14. merda pra vocês seus putos

    ResponderExcluir
  15. Boa noite
    Estou com uma carreta vanderleia graneleiro vou puxar madeira serrada qual regulagem eu coloco pra andar carregado?

    ResponderExcluir
  16. Estou procurando uma carreta

    ResponderExcluir
  17. Bom dia !
    Tive Vanderleia por 7 anos e também tenho só a agradecer esse tipo de equipamento, desde que seja muito bem utilizado. Quanto a descarga de grãos, conforme alguns comentários, concordo plenamente que deve se levantar o eixo direcionar na hora da descarga e não acontece nada com os pneus. Não estoura pneus e nem balança, pelo menos comigo nunca aconteceu. Mas sempre andei com o peso de balança nela. Com relação a desgaste de pneus, esse é um dos defeitos que tem, pelo menos na minha, o eixo direcional, em alguns casos eles gastam em forma diferente, mas tem nenhum deles eu retiro com menos de 100.000 km, desde que os amortecedores do eixo estejam com a manutenção em dia, parafusos da rala sejam sempre fiscalizados para ver se não tem quebrados deixando a rala solta, e garantir a pressão certa conforme o peso transportado. Quanto aos 8 pneus de eixo fixos, deve se manter sempre os embuchamentos dos braços em dia, e alinhamento de carreta correta.
    O defeito da minha é que o comprimento era 14,5 metros, o que no meu ver de amigos, que tinham outras, o ideal para essas carretas, são 13,5 metros.
    Em manobras de esquinas, ou mesmo adentrando locais, sempre garantir o levante do eixo direcional e também em manobras de ré.
    De momento que me lembre, são essas particularidades que tenho a falar sobre o equipamento.
    Ótimo, compraria outra novamente, mas com 13,5 metros .

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma de 13,5 metros graneleira a três anos e nunca tive problemas. Com ela vazia fiz o teste várias vezes de levantar e baixar o eixo pneumático e a carreta sempre se mantém no mesmo nível. Instalei dentro da cabine um botão para levantar o eixo direcional sempre que entro em algum pátio ou manobrar. Nunca estourou pneu nem quebrou nada. Só ando com peso de balança, pneus em boas condições, alinhamento em dia. Só tenho elogios para ela.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde
    To querendo montar uma vanderleia 2 eixo meu cavalo e trucado, sera que passa com uns 26 na balanca.
    Grade baixa sem as tampas trampo com container

    ResponderExcluir
  20. Trabalhei muitos anos com Vanderleia carreta muito boa , agora a graneleira não descarregam mesmo isso é fato

    ResponderExcluir
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA