Facchini

Foton confirma produção de caminhões pesados em Guaíba

Ainda que a fábrica esteja no estágio inicial de construção em Guaíba, RS, Wang Xiangyin, presidente internacional da Foton, confirmou o interesse da montadora em estender o acordo que tem com o governo do Rio Grande do Sul para produzir lá também caminhões pesados. Informou ainda que já existem estudos para saiam das linhas da unidade vans e SUVs. O executivo chinês esteve na terça-feira, 25, em Porto Alegre para audiência com o governador Tarso Genro.
De acordo com Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil, periodicamente delegações chinesas vêm ao País para acompanhar as obras. Esta em especial, segundo ele, foi para preparar o caminho junto ao governo visando à produção de caminhões de até 80 toneladas. “É um projeto pouco à frente, porque primeiro é necessário terminar a fábrica para os modelos leves”.
No momento está sendo feito o estaqueamento do prédio industrial, o primeiro a ser concluído. A meta é começar a produzir no primeiro trimestre de 2016. A estreia será com um caminhão de 10 toneladas, 72% nacionalizado. A expectativa dos pesados é para dois anos após esta data e as vans e os SUVs mais adiante.
No projeto original da Foton Aumark em Guaíba, os investimentos são de R$ 250 milhões para a fabricação de veículos leves e médios, com capacidade para 3,5, 6,5, 8,5 e dez toneladas. A produção será de 21 mil unidades/ano, voltadas ao mercado brasileiro e à exportação para a América do Sul e África. Outros R$ 70 milhões serão aplicados em logística, distribuição de peças e rede de concessionárias.
FONTE: AutoData 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA