Facchini

Volvo atualiza linha F no padrão europeu com preços 20% superiores

A Volvo decidiu ir na contramão do mercado e aproveitar o ano de fracos lançamentos para apresentar a nova geração da linha F, representado pelos caminhões FH, FM e FMX, que integram sua família de pesados e semipesados. Todos os modelos incorporam inúmeras melhorias tecnológicas e de design, iguais aos similares produzidos na Europa.
Apesar das encomendas começaram já em outubro, as primeiras entregas acontecem no inicio de 2015, com uma outra novidade. A nova geração F da Volvo chega com preços 20% superiores em relação à linha atual, seguindo a mesma estratégia adotada na Europa, quando a linha foi lançada. Apesar da queda das vendas no mercado interno, por força da retração da economia, Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões da empresa, acredita que o aumento de tabela não terá forte impacto na comercialização dos modelos. “O custo inicial é maior, mas é compensado pelo menor custo por quilômetro oferecido pela nova linha”, explica, sem projetar expectativas de vendas.
A nova linha F demandou mais de 10 milhões de horas de engenharia, para ajustar o produto às condições brasileiras. E mais de 18 mil quilômetros de rodagem em estradas e pistas de testes, incluindo 25 testes destrutivos de impacto, para melhorar a segurança. O desenvolvimento dos caminhões priorizou a melhoria da eficiência energética, além do conforto e o aumento da segurança.
Os caminhões ganharam um novo design frontal e cabines totalmente renovadas. O habitáculo do FH ficou um metro cúbico maior e o ar condicionado e teto solar viraram itens de série.O painel e o banco do motorista ganharam um novo design, para proporcionar mais conforto ao motorista. Os para-brisas são mais arredondados e os espelhos retrovisores reduziram em 20% a obstrução de visão do condutor.
As melhorias no trem-de-força resultaram em um ganho de 8% no consumo de combustível, segundo o fabricante. A linha FH passa a contar com a versão 8x2, com dois eixos direcionais e PBTC de 54,5 toneladas. Além do 8x2 rígido, para tracionar composições tipo Romeu e Julieta, oferecido com motorização de 420cv, 460cv, 500cv, 540cv.
A família FM, por sua vez, ganhou um novo propulsor de 380cv e um novo eixo traseiro, que elevou a capacidade de carga para 65 t de PBTC. O mesmo se deu com o modelo off road FMX, que passa a contar com seis opções de motorização, de 380 a 540cv e nova opção de eixo para 150t de PBTC. Junto com a nova tração integral 4x4 ou 6x6 e a caixa de transmissões eletrônica I-Shift, configurada para operações fora de estrada.
Os novos caminhões Volvo também se destacam pela conectividade. Destaque para o My Truck, que equipa a família F, um aplicativo para smartphone que mostra dados de consumo, níveis de óleo e Arla32, entre outros. Bem como o I-See, um sistema que grava a topografia das estradas percorridas pelo véiculo, possibilitando uma melhor troca de marchas e melhor desempenho e economia nas próximas viagens. Outro sistema oferecido é o Dynafleet, que oferece relatórios de desempenho tanto do veículo quanto do motorista.
FONTE: Frota e Cia 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA