Facchini


Volvo entrega 12 unidades do FH 16 de 750 cavalos

A Volvo fez a primeira entrega do FH 16 de 750 cavalos, o caminhão mais potente e caro fabricado em série do mundo – tem preço sugerido de R$ 1 milhão. Das 20 unidades do extrapesado que já foram vendidas no primeiro semestre, a fabricante entregou 12 na segunda-feira, 1, para um grupo de transportadores brasileiros. 
Importado da Suécia, o FH 16 tem motor de 16 litros, transmissão i-Shift de 12 marchas que permite trocas sequenciais ou automáticas, e é indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis e operações em que se exige grande desempenho do veículo. 
“Estas empresas irão transportar máquinas, equipamentos e componentes com grandes dimensões e peso, como grupos geradores, transformadores, pás eólicas, vigas, pré-moldados, entre outras peças, normalmente utilizadas nas indústrias ou em obras de infraestrutura”, explica em nota Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo. 
“Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão do mundo para atender uma demanda específica do mercado brasileiro de transportes. Os transportadores de cargas especiais têm agora a oportunidade de adquirir um caminhão com capacidade de tração de até 250 toneladas, motor de 750 cavalos de potência, torque de 3550 Nm, freio motor VEB mais retarder com potência de frenagem de até 1180 cavalos, e uma caixa de câmbio inteligente I-Shift, entre outros importantes atributos”, complementa Alexander Boni, gerente comercial de caminhões da linha F. 
Alfonso Gonzalez, diretor de logística e infraestrutura da Transpes, uma das maiores empresas de transporte de cargas indivisíveis do Brasil e que adquiriu oito unidades do caminhão, diz que o veículo vai proporcionar um aumento de cerca de 20% na capacidade de tração em relação aos caminhões mais potentes de sua frota. “Teremos muito mais segurança nas viagens por conta de uma potência de frenagem auxiliar de mais de 1 mil cavalos de potência”, comenta o empresário, ao lembrar que sua frota percorre trechos com topografia bastante acidentada em diferentes regiões do Brasil, em muitos casos com serras com mais de 45 quilômetros de extensão. 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA