Facchini

International celebra 1 ano de produção de caminhões

Precisamente em 11 de junho de 2013, a International inaugurava a produção de sua fábrica de caminhões em Canoas (RS), que ao longo deste um ano fabricou quase 1 mil unidades. Atualmente, a unidade, que já produzia motores do grupo Navistar desde 1999, emprega 150 funcionários e conta com uma capacidade produtiva de 1,7 mil unidades por ano, considerando um turno de trabalho, ou 5 mil unidades em três turnos.
“A nossa fábrica própria era um antigo sonho que foi tomando forma a partir de 2010 e 2011, quando lançamos o 9800i - a geração atual do modelo - e o DuraStar. Após mais de um ano de estudos para definirmos o local da nova fábrica, concluímos que a melhor solução estava mesmo dentro de casa: além da boa infraestrutura logística e boa qualidade de mão-de-obra na região, também pesou muito o fato de já termos uma unidade industrial própria que poderia ser rapidamente configurada para produzir nossos caminhões”, lembra Guilherme Ebeling, presidente da International Caminhões Brasil.
Após um ano de operação, a fábrica de Canoas contabiliza feitos significativos: “Apenas três meses após o início da produção, aceleramos o ritmo até próximo da capacidade total (operando em um turno), em grande parte para atender as licitações que vencemos junto ao governo federal no ano passado”, conta Ebeling. “E mesmo nesse contexto desafiador estabelecemos índices de qualidade iguais ou mesmo superiores aos das fábricas do grupo na América do Norte”.
Como parte de seu plano para o futuro da unidade, a empresa trabalha na melhoria de seus processos industriais e logísticos. “Neste ano de produção em Canoas identificamos oportunidades para sermos mais competitivos e agora trabalhamos fortemente para colocá-las em prática”, finaliza Ebeling.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA