Campanha IVECO

Falta de motoristas qualificados para transportar a safra de MS preocupa

O início da colheita do milho safrinha, em Mato Grosso do Sul, deixou os agricultores em alerta. Eles estão com medo de faltar transporte pra levar os grãos até os portos porque não há motoristas suficientes para operar os veículos de carga.
A família de Felipe Fernandes cultiva soja e milho. Parte da produção é estocada em um armazém em Sidrolândia com capacidade para 46 mil toneladas, que também recebe grãos de outros agricultores da região.
A maior parte do estoque é de soja do último ciclo. O pouco do milho que sobrou, já deve ser comercializado nos próximos dias porque com a chegada da safrinha é preciso espaço para receber a produção. A época é de muita movimentação dentro e fora do armazém.
A saca de 60 quilos do milho safrinha está sendo vendida, na região, por R$ 17. Com o início de um novo ciclo, um velho problema volta a preocupar os produtores: escoar a safra de grãos até os portos.
Um dos principais problemas de transporte no setor agrícola é a falta de motoristas qualificados. Em uma transportadora, por exemplo, seis veículos estão parados por falta de profissionais.
Alguns caminhões estão parados há quase seis meses e para atender a demanda, como não encontra profissionais preparados, o empresário Irineu Vobete precisou terceirizar o serviço.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte e Logísticas do Estado, faltam mais de 4 mil motoristas especializados para o transporte de cargas no estado, desse total, 50% só no setor agrícola.
A falta de profissionais influencia diretamente no aumento do preço do frete. "A gente estima um aumento de custo entre 5% e 8% devido a esta falta de motoristas e problemas estruturais", explica Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte/MS.
FONTE: G1 

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Simples esses empresarios criem vergonha na cara e treinem novos motoristas e paguem um salario descente que nao falta mao de obra. Tercerisa o frete e nao tem capacidade de investir em treinamento para os novos motoristas Brasil o pais da desorganizaçao e de empresarios mortos de fome

    ResponderExcluir
  2. Choram choram e choram !!! Poca vergonha isso sim se realmente fosse do interesse deles eles se uniriam e nao ficariam uns querendo arrancar o olho do outro e montariam centros de treinamento e aperfeiçoamento de mao de obra eu garanto que essa choradeira acabaria e pode ter certeza de uma coisa isso tende a piorar. E um outro ponto e prq diabos da pra treinar os caras que vem da Bolivia e nao mais de onde e nao os motoristas brasileiros. Se algum empresario ler isto por favor responda essa questao

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo mano.Pois é sou de BH-MG,motorista com cat.E e qualificado,e ninguém te da a primeira oportunidade,por isso fica aí,sem motorista.Aqui empresários investir em treinamentos,tem muita gente querendo trabalhar por aqui,precisa buscar na bolívia não,paga um salário descente e dê oportunidade pra gente,,,se precisar meu cel:31-9194-5483

    ResponderExcluir
  4. o que falta e os empresarios darem oportunidade pra que não tem experiencia com carreta ja fui em varias empresas aqui do estado e todas querem que tenha pelomenos um ano de experiencia como vamos ter experiencia se eles mesmo nao dao a oportunidade estou a disposiçao caso queiram me da uma oportunidade meu telefone 067 9238 6069

    ResponderExcluir
  5. Sou do interior paulista eu tbm to procurando alguma oportunidade com carretas pois tenho com truck e ninguém da oportunidade tenho nove meses de registro como motorista operdor de guincho leve.quem se interessar (16) 991560278 obrigado

    ResponderExcluir
  6. diego souza02 julho, 2014

    poha! e foda ver esses caras falando que faltam motoristas! a maior mentira que eles espalham na midia é isso! motoristas tem sim, acontece é q se vai uma pessoa mais velha pedir emprego, eles falam q o cara ja passou da idade, ai vai a gente, q é gurizada, mais tem gosta de caminhao e tem vontade de trabalhar, o argumento e que eles exigem experiencia! vai entender. mais e isso ai, enqnto as empresas nao derem oportunidade pra quem quer trabalhar mas nao tem experiência, nao investir em treinamento pra qualificar a nova mao de obra e nao pagarem um salário digno, a situação vai so piorar!!

    ResponderExcluir
  7. O fato e que as transportadoras tambem terao que se atualizar e começar a treinar motoristas

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.