Facchini

14 dicas para evitar roubos e furtos de cargas; veja a lista!

O número de roubos e furtos de cargas subiu de aproximadamente 2.500 em 1994 para mais de 32.000 em 2013, segundo um estudo realizado pela GRISTEC (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento). Por isso, a associação elencou 14 dicas de prevenção para motoristas de caminhões. Confira a lista:

1) Ao receber sinal de estranhos, não pare e nem dê carona;

2) Ao sair da transportadora ou da empresa, procure o caminho mais rápido para pegar a estrada;

3) Aproveite que o caminhão ficou vazio e faça uma revisão, verificando novamente os pneus, a parte mecânica, elétrica etc.

4) Caso seja abordado por assaltantes armados, não reaja.

5) Dormir num lugar que você não conhece é sempre um perigo. Procure o estacionamento de um posto de gasolina ou pare perto de um posto de Policiamento Rodoviário;

6) Evite deixar o veículo aberto ou a chave no contato;

7) Fique atento ao desembarque da carga. Confirme se a carga está em ordem e entregue a documentação;

8) Instale sistema de alarme e segurança. Faça seguro total (roubo, incêndio).

9) Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, não comente com ninguém sobre a sua carga, nem para onde você está indo;

10) Nunca deixe documentos ou objetos de valor expostos dentro do veículo;

11) Procure estacionar o caminhão em locais apropriados e bem iluminados;

12) Quando estiver chegando ao destino, antes de entrar na cidade, verifique o horário e calcule bem se haverá tempo para entregar a carga no mesmo dia.

13) Se não for possível, vá dormir em um estacionamento seguro, de preferência com segurança armado;

14) Se acontecer algum problema com o seu caminhão, faça o possível para chegar até um posto de Policiamento Rodoviário. Evite ficar parado em lugar deserto.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA