Facchini

MMCB 2014: o próximo pode ser você

Neste ano, a quinta edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil vai agitar o mercado de transporte rodoviário de cargas. Quem será o campeão capaz de superar os desafios e ir além das suas habilidades no volante?
Para ser motorista, não basta apenas saber dirigir um caminhão. Os desafios do dia a dia dessa profissão, exercida por milhares pessoas no Brasil, não param de crescer. Longas rotas, tráfego intenso, prazos a cumprir, cargas valiosas e o aumento da tecnologia embarcada dos equipamentos podem tornar a vida dos condutores ainda mais complicada. A chave para superar todos esses obstáculos está em um dos principais preceitos da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil: o treinamento. Por meio do conhecimento, é possível não apenas chegar ao topo do pódio, mas também fazer a diferença para transformar o trânsito em um ambiente mais seguro e a imagem do motorista na de um profissional altamente qualificado.
“O grau de exigência do mercado é alto, tanto que uma das principais reclamações dos empresários do ramo é a falta de mão de obra capacitada”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB. Ele afirma que, mais do que encontrar o melhor motorista do país, o objetivo da competição é engajar os profissionais em prol de um trânsito mais seguro. O crescimento exponencial dos inscritos ao longo das quatro edições do evento mostra que os resultados são positivos: “Antes mesmo da abertura das inscrições, motoristas do país inteiro telefonaram diariamente para a Scania em busca de informações, e isso mostra que nossa meta está sendo alcançada”

O caminho até o topo
Em 2014, o MMCB sofrerá algumas mudanças em relação às edições anteriores. Em vez de 24, serão 28 etapas regionais, realizadas entre agosto e novembro. Uma das alterações mais significativas é a inclusão de uma nova etapa, conforme conta Rodrigo: “Depois das inscrições, os participantes terão de fazer uma prova teórica pela internet; o resultado dessa prova é que vai decidir os classificados para os testes práticos nas etapas regionais”.
Os selecionados serão distribuídos entre 14 cidades de todo o Brasil, onde serão testados cerca de 100 motoristas por final de semana. As provas incluem checklist e segurança da carga, avaliações teóricas e palestras, percurso, direção econômica, manobras, combate a incêndio e resgate.
Nas etapas regionais, os motoristas participantes podem – e devem – levar seus familiares. A Scania promove ações direcionadas a todos os públicos, como atividades de recreação para as crianças, campanhas de arrecadação de alimentos e atendimento de saúde promovido pelo Sest Senat.
O MMCB classifica dois participantes de cada etapa regional para a grande final nacional, que será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo (SP). Durante esse período, os finalistas serão submetidos a provas teóricas e, no último dia, se enfrentarão em testes práticos a bordo de um caminhão Scania.

Por que participar?
Todos os motoristas participantes do MMCB, do campeão ao último colocado no ranking dos inscritos, têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio de treinamentos oferecidos pela Scania, sua rede de concessionárias e instituições parceiras, como Fabet, Centronor, ATC e o CTQT.
Com motoristas valorizados e capacitados, as transportadoras só têm a ganhar. Segundo dados da Scania, o treinamento é capaz de reduzir até 10% no consumo de combustível, 40% nas trocas de marchas, 50% no número de frenagens e 10% no tempo de percurso.

Confira os cursos e treinamentos que farão parte dos prêmios do MMCB 2014

Para todos os inscritos:

• Curso online “Atendimento Eficaz”, do Sest Senat

• Conta de e-mail @melhormotorista.com.br

Para todos os participantes da 2ª fase:

• Curso online da “Série de Logística – Conceitos e Aplicações”, do Sest Senat

*Para 1º, 2º E 3º lugar das etapas regionais:

• Programa Guia Volante, da ATC, de Rondonópolis (MT)

• Aperfeiçoamento de Motoristas, do Centronor, de Vacaria (RS)

• Aperfeiçoamento de Motoristas, do CTQT, de Maringá (PR)

• Programa Caminhão-Escola Avançado, da Fabet, de Concórdia (SC) ou Mairinque (SP)

Do 4° ao 20° lugar das etapas regionais:

• Treinamento de Motoristas Driver Training, das Casas Scania

Do 1° ao 28° lugar da final nacional:

• Treinamento de Motoristas Instrutores Master Drivers, da Scania

*os participantes podem optar entre um desses cursos
Histórias de Superação
Veja por onde andam os vencedores das quatro edições do MMCB e como a competição mudou a vida deles

Marco Simioni, 2005: “a competição me deu credibilidade; até hoje as pessoas se lembram que eu ganhei”
O primeiro a ostentar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil foi Marco Antonio Simioni, de Concórdia (SC). “A competição me abriu portas. Mostra que eu tenho capacidade, sou bom profissional, responsável, preocupado com a segurança e com o próximo”, acredita. Hoje, ele é empresário do ramo de transportes e tem duas empresas.
“A competição me deu credibilidade. Até hoje as pessoas lembram que eu ganhei.” Uma das melhores recordações de sua experiência no MMCB é da viagem à Suécia. Marco conta que sua família ficou orgulhosa quando ele ganhou o título do MMCB. Pai de três filhos, ele conta que a mais velha é atleta da natação e, por isso, sabe como é difícil ser campeão, independentemente da modalidade. Por fim, ele reconhece a importância da competição para a valorização dos profissionais. “O MMCB melhora a conduta do caminhoneiro e faz com que ele queira buscar mais informação para ser o melhor”, completa.

Roberto Octaviani, 2008: “O MMCB foi um divisor de águas na minha vida”
Ganhar uma competição como o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil pode ser um divisor de águas na vida de um profissional. Foi exatamente assim com Roberto César Octaviani, o Minhoca, que levantou o troféu do MMCB em 2008. Na época trabalhando como empregado em uma transportadora, ele aproveitou a vitória para dar uma guinada em sua carreira e, hoje, comemora a aquisição de seu segundo veículo da marca.
“Na época, eu conversei com o pessoal da Scania e expliquei que meu grande sonho sempre foi ter meu próprio caminhão. Eles me ajudaram, eu pude financiar um R 420 seminovo e me tornar autônomo”, lembra Minhoca. Ainda morando na cidade de Osvaldo Cruz (SP), ele acaba de trocar o veículo por um Scania R 480 Highline, que está rodando com implemento do tipo rodotrem. “Transporto celulose para dois clientes, dos grupos Votorantim e JBS, em rotas que saem de Sete Lagoas [MG] e vão, normalmente, até o porto de Santos [SP]”, conta. “Acho que tudo deu certo porque faço o que gosto. Quando fazemos o que gostamos, os ventos sopram a nosso favor.”

Fernando Pitanga, 2010: “o que faz a diferença é o controle emocional”
O baiano Fernando Pitanga levantou o troféu de campeão em 2010. Quatro anos depois, ele continua mantendo uma relação forte com a montadora, tanto que, no último mês de dezembro, adquiriu um R 440 6×4 Highline. Atualmente, ele viaja do Nordeste para São Paulo transportando produtos químicos, e volta com o caminhão carregado de etanol. Ele recorda: “quando venci o MMCB, estava desempregado. Além do treinamento e da chance de conhecer a matriz da Scania na Suécia, a competição me colocou em evidência, me ajudou a conseguir um emprego e a comprar meu próprio caminhão, financiado pelo Scania Banco”.
Para quem vai se inscrever no MMCB em 2014, ele aconselha: “todos os profissionais que chegarem às finais têm o mesmo nível de experiência. O que faz a diferença é o controle emocional. Todas as manobras fazem parte do dia a dia do motorista, e ele só precisa de concentração para fazer o melhor”.

Vinícius de Moraes, 2012: “O reconhecimento da família foi o mais importante para mim”
O gaúcho, da cidade de Sertão, deixou sua marca na última edição do MMCB quando, ao vencer a disputa, subiu na cabine do caminhão com as mãos para cima, vibrando pela conquista do título. Vinícius é autônomo e trabalha a bordo de um Scania R 440 transportando alimentos e autopeças pelas regiões Sul e Sudeste. Sobre ser o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, ele recorda: “O reconhecimento da família foi o mais importante para mim. Não tenho palavras pra dizer o quanto esse título me fez bem”.
Ele conta que, depois de passar pelo treinamento oferecido pela Scania como prêmio, mudou seu comportamento nas estradas. “Antes do prêmio, eu já dirigia bem, mas tinha um comportamento um pouco mais agressivo no trânsito. Hoje, sou mais pacífico, procuro respeitar todas as sinalizações e os veículos menores. Eu colaboro com outros motoristas e com o trânsito”, disse o vencedor. Com 16 anos de profissão, Vinícius conta que está buscando conciliar vida profissional e pessoal: “Quero estar mais próximo do meu filho, que está completando dois anos de idade”.

Eles também foram campeões
Johnny Amaral Marques e Fabrício Junio Borba não foram campeões do MMCB, mas podem dizer que a competição mudou suas vidas para sempre. Amigos, os dois mineiros de Sete Lagoas estiveram em várias edições da competições e, hoje, promovem ações de conscientização com os motoristas de sua região. “Sempre incentivo os colegas a participarem. Estive em todos, ganhei troféus e fiz treinamentos, e é algo muito gratificante”, afirma Fabrício, que transporta insumos para a indústria siderúrgica com um P 360. Ao lado do amigo, ele já engajou outros motoristas a participarem de ações para doação de sangue, por exemplo. “As pessoas nos têm como referência e nós temos a oportunidade de multiplicar o nosso conhecimento e incentivar outros motoristas”, acredita Johnny, que trabalha para a PepsiCo à bordo de um P 360.

Quer participar?
Inscreva-se em uma das Casas Scania ou nos postos credenciados até 27 de julho de 2014. Para mais informações, acesse a página oficial do MMCB, www.melhormotorista.com.br, ou ligue para 0800 772 9822.
FONTE: Scania Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA