Facchini

Caminhão Volkswagen com tecnologia híbrida

Um caminhão Volkswagen Constellation 17.280 6x2 com tecnologia híbrida hidráulica começa a ser testado pela Solví, holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e de engenharia.  O modelo já foi utilizado para testes na coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro, onde apresentou redução de até 25% no consumo de combustível.
Em São Paulo,os testes, que terão duração de três meses, serão feitos na cidade São Bernardo do Campo, onde está instalada a SBC Valorização de Resíduos, uma das empresas da holding responsável pela coleta na cidade do ABC paulista.O objetivo é avaliar o desempenho do veículo nesse tipo de operação. 
No sistema híbrido, os caminhões passam a contar com o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS), utilizado nos carros da Fórmula 1: o sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a, posteriormente, na partida. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como o gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar, comomaterial particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.
No caso dos veículos MAN, o grande diferencial do híbrido está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse veículo: os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a MAN preferiu adotar acumuladores hidráulicos por melhor se adequarem à realidade brasileira.
Outra vantagem desse tipo de tecnologia refere-se à manutenção e operação mais simples do sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também projeta um investimento inicial menor para aquisição do modelo em comparação aos valores praticados mundialmente em híbridos elétricos. 
FONTE: Na Boléia 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA