Facchini

Iveco quer bicampeonato da F-Truck

Começa no próximo domingo, dia 16, no Autódromo Internacional (mas não acontecem corridas internacionais lá) Ayrton Senna, em Caruaru (PE), a temporada 2014 da Fórmula Truck. A Iveco, uma das poucas marcas de caminhões que não tem reduzido os investimentos no campeonato, está apostando todas as fichas no bicampeonato este ano. O piloto da Scuderia Iveco Beto Monteiro foi o campeão da temperada 2013 e, na categoria de marcas, a Iveco ficou em terceiro lugar, atrás da Mercedes-Benz (campeã) e da MAN Latin America (vice-campeã).
Nesta temporada, Beto Monteiro troca o número 88 para 01 e vai correr com o último lançamento da marca italiana, o novo Iveco Hi-Way na cor laranja. Como curiosidade, a cor laranja é bastante conhecida como a cor da holandesa DAF, que começou a vender os seus caminhões no mercado brasileiro no final do ano passado. Mas até o momento, a DAF não manifestou interesse em participar da competição. A temporada 2014 contará com caminhões das marcas MAN, Volvo, Scania, Mercedes-Benz, Iveco e Ford. Isso não significa que todas essas marcas apoiam equipes na competição. No caso da Volvo, por exemplo, a empresa, por diversas, vezes já comunicou que qualquer tipo de corrida vai contra a sua política de segurança.
O novo Iveco Hi-Way conta com motor Cursor 13 modificado para alcançar a potência de 1 100 cv, podendo atingir a velocidade máxima de 240 km/h. “A participação da Iveco na Formula Truck mostra uma escalada rápida da marca em busca dos primeiros lugares. Mais do que isso, a competição nos dá a chance de mostrar a tecnologia e o desempenho dos nossos veículos, em especial nosso extrapesado premium Hi-Way, já com o status de campeão nas pistas no mesmo ano em que foi apresentado ao mercado brasileiro”, diz Christian Gonzalez, diretor de marketing da Iveco. O piloto Valmir "Hisgué" Benavides corre com o segundo caminhão da marca.

Novo regulamento
A pedido das equipes, a organização da Fórmula Truck mudou o regulamento para a temporada 2014. Para desgosto dos ambientalistas, o catalisador foi abolido com o objetivo de reduzir o risco de quebras dos motores. E, como as mudanças podem afetar potência, torque e emissão de fumaça do motor, as equipes precisam recalibrar o sistema de gerenciamento eletrônico do motor, bem como os periféricos que afetam a nova configuração do propulsor.
A equipe adaptou o Cursor 13, mudando a abertura da turbina de 92 mm para 80 mm, em cumprimento à limitação da entrada de ar. O motor foi aprimorado também no sistema de refrigeração, já os pistões foram transformados de maneira a suportar cada vez mais a alta temperatura das provas. Outras alterações já haviam sido realizadas na temporada passada, como a adoção de snorkel dimensionado e sem filtragem fina para aproveitar o ar mais limpo e frio, e otimizar o intercooler. Houve também a retirada de materiais do bloco e sub-bloco, para tornar os motores mais leves em aproximadamente 100 kg.
A temporada 2014 da Fórmula será encerrada em Brasília, no dia 7 de dezembro.

Perfil dos pilotos
Beto Monteiro – Caminhão 01
- Campeão por onde passou, começou sua carreira no kart e logo passou para os Fórmulas, onde disputou a F3 italiana. De volta ao Brasil, ingressou na Fórmula Truck em 2002 e na Scuderia Iveco em 2009.
- Em 2004 e 2013, foi campeão brasileiro, e ainda em 2013 foi campeão Sul-Americano (onde também foi vice-campeão de 2012). Além dos títulos, ele também soma 10 pole-positions e 12 vitórias na categoria.
- Pernambucano nascido em Recife, Beto Monteiro tem 44 anos, é casado há 16 anos e pai de uma filha. Quando não está pilotando caminhão, ele está correndo de kart ou praticando os reflexos no simulador.

Valmir “Hisgué” Benavides – Caminhão 02
- Hisgué compete na Fórmula Truck desde 2007, categoria no qual já conquistou 6 vitórias e 4 pole positions. Competitivo, já foi vice-campeão em uma temporada, além de ter sido 3º colocado em um ano e 4º colocado em dois campeonatos. Ingressou na Scuderia Iveco em 2012.
- Benavides começou no automobilismo em 1980, no campeonato paulista “Estreantes e Novatos”, e sua carreira progrediu na Hot-Car, Fórmula Uno, Stock Car e no Brasileiro de Marcas.
- Paranaense de Marialva, 51 anos, empresário da área do transporte e comércio de tintas, Hisgué é casado há 28 anos, tem 3 filhos e 1 neto.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA