Facchini

Começam os procedimentos para escoamento da safra de grãos no Porto de Santos

A Secretaria de Portos, os ministérios dos Transportes e Agricultura e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) reuniram-se, nessa segunda-feira (3), com todos os órgãos envolvidos no processo logístico de escoamento da safra agrícola 2013/2014. O encontro teve como objetivo fazer um balanço das medidas a serem implementadas.
A partir desta terça-feira (4), o grupo inicia um monitoramento da movimentação de caminhões, que deve se acentuar a partir da segunda quinzena de fevereiro. Trata-se de uma ação planejada para mitigar os transtornos nas entradas das cidades e nas estradas de acesso ao porto. Esse sistema tem potencial de evitar os problemas enfrentados no passado durante o escoamento da safra.
O agendamento da chegada de caminhões ao complexo foi aperfeiçoado e é a principal medida elencada. Por meio desse sistema, todos os caminhões que transportam granéis de origem vegetal terão que ser pré-agendados e direcionados, obrigatoriamente, para pátios de triagem localizados no planalto ou na Baixada Santista. Eles serão monitorados desde a área produtiva até a chegada ao complexo portuário. Em pátios reguladores da Baixada Santista, os caminhões aguardarão a chamada, por meio eletrônico, do terminal portuário ao qual se destinam para procederem à descarga.
Os terminais informam à autoridade portuária sua capacidade de recepção de veículos e a quantidade agendada diariamente. O sistema de monitoramento acompanha o cumprimento desse processo. Aqueles que não cumprirem o agendamento serão autuados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e multados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O diretor presidente da Codesp, Renato Barco, explica que o Porto de Santos tem estrutura de armazenagem e capacidade de embarque para operar, sem transtornos, a safra 2013/2014. "São terminais modernos com sistemas de recepção e embarque automatizados e ágeis. O porto possui uma capacidade estática para armazenar cerca de 1 milhão de toneladas de granéis de origem vegetal (12 navios) e embarcar 200 mil toneladas/dia", afirma.
O presidente ressalta que a estrutura de armazenagem do porto não é destinada a estocagem da safra, mas para abastecer de cargas os navios que atracam em Santos.
Informações do Porto de Santos destacam os investimentos realizados pelo governo federal por meio da Secretaria de Portos. No sistema viário da margem esquerda do porto (Guarujá), foram possíveis, após a primeira fase da Avenida Perimetral Portuária, eliminar importante conflito rodoferroviário naquela região e agilizar o fluxo de veículos no local. Outra importante intervenção foram as obras realizadas na Rua Idalino Pinez (rua do Adubo), atualmente único acesso à área portuária na margem esquerda do porto (Guarujá), que restabeleceu a velocidade adequada naquela via.
FONTE: Agência CNT 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA