Facchini


Volvo vende 13% mais caminhões em outubro

A fabricante de veículos sueca Volvo vendeu 20,9 mil caminhões em outubro ao redor do mundo, informou a companhia nesta quarta-feira. O volume representa crescimento de 13% em comparação com o mesmo mês de 2012. No acumulado de 2013, porém, houve queda de 6% na comparação anual, para 159,5 mil unidades entregues.
O pior desempenho dentre os mercados mais importantes na operação da empresa foi observado na América do Sul durante outubro. Foram 2,2 mil caminhões comercializados no período, recuo de 6% em mesmas bases. Na América do Norte, por outro lado, foi apresentado salto de 47%, para 4,8 mil veículos.
Por outro lado, os países sul-americanos, incluindo o Brasil, seguem impulsionando as vendas da companhia no acumulado do ano. Foram 15,8 mil unidades vendidas, avanço de 34% em 12 meses. Na Ásia, segundo mercado que mais cresce para a Volvo, foi apresentado incremento de 9%, para 9,8 mil caminhões.
Na Europa, o grupo sueco registrou aumento de 12% nas entregas do décimo mês do ano, para 9,6 mil caminhões. Só na Europa Ocidental, a alta foi de 15%, para 7,5 mil unidades. Contudo, a Volvo acredita que o movimento vai arrefecer no ano que vem. “A taxa de produção na Europa será ajustada no primeiro trimestre para refletir a menor demanda”, afirmou a companhia.
A partir do último dia de 2013, a regulação do continente europeu aperta o cerco contra a emissão de poluentes de veículos pesados. A Euro VI entra em vigor com exigências maiores quanto ao nível de gases permitidos, como monóxido de carbono e hidrocabonetos em geral. Na opinião da Volvo, seus clientes aumentaram a procura recentemente para se antecipar a essa alteração.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA