Facchini

Mercado de caminhões deve faturar R$ 450 mi

O peso do mercado de caminhões faz jus ao tamanho desses veículos. Como parte da cadeia do agronegócio, que tem apresentado recordes seguidos em Mato Grosso do Sul, o segmento deve movimentar R$ 450 milhões neste ano, de acordo com reportagem na edição de hoje do jornal Correio do Estado. De janeiro a setembro, foram vendidos 1.944 unidades, uma média de dez por dia, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação ao mesmo período de 2012, o aumento é de 38%, o terceiro maior do País.
Segundo a reportagem de Osvaldo Júnior, os números do mercado de caminhões refletem os da produção agrícola. Na safra 2012/13, Mato Grosso do Sul colheu 13,9 milhões de toneladas de grãos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado, já recorde, deverá ser superado na safra 2013/14, com teto de projeção de 14,35 milhões de toneladas.
A relação é direta: a elevação da colheita pressiona a demanda de escoamento, realizada por caminhões. De acordo com Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de MS (SetLogMS), sete de cada dez caminhões que cortam as estradas de Mato Grosso do Sul são usados no transporte de grãos. 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA