Facchini

Iveco Hi-Way conta com tecnologia exclusiva

O Iveco Hi-Way, extrapesado premium da Iveco, além das versões 440cv e 480cv conta com uma versão de 560cv desenvolvida exclusivamente para ele. O motor faz uso de materiais nobres, que possibilitam a redução do seu peso e garantem resultado direto nos excelentes números de consumo do caminhão da Iveco. Exemplo disso é o uso de cabeçote em alumínio, 50% mais leve que o aço fundido, material geralmente utilizado neste componente.
O motor tem também filtro de óleo ultrafino com membrana microporosa – o chamado Green Filter. O componente tem maior facilidade de manutenção e maior poder de reter impurezas, fator que resulta diretamente em intervalos maiores de troca de óleo e economia nos custos de manutenção.

O novo Cursor 13 560 cv utiliza a novíssima turbina VGT de geometria variável e aftercooler. O equipamento proporciona a redução do desgaste e do esforço na operação do turbo, resultando em mais eficiência no uso do combustível e durabilidade de todo o sistema. Essa nova tecnologia da FPT Industrial foi desenvolvida para substituir as tradicionais aletas móveis disponíveis atualmente no mercado, colocando no lugar um anel deslizante formado por uma peça única que abre e fecha de acordo com a necessidade de entrada de ar na turbina. Em baixas rotações, o anel se abre completamente. À medida que o giro do motor se eleva, o instrumento vai gradativamente se fechando, controlando o fluxo de ar.
Outro destaque da família Hi-Way é o freio motor por descompressão e borboleta, que garante potência de frenagem de 415 cv, uma das maiores do segmento. Esse componente garante maior segurança para o condutor e vida útil mais longa ao sistema de freio do caminhão – assegurando, consequentemente, mais rentabilidade para o transportador.
O Hi-Way também conta com freio auxiliar Intarder, que, combinado ao freio motor, chega em quase 1.000 cv, a maior potência de frenagem do seu segmento. Como adicional, esse sistema gera mais segurança no sistema antitravamento das rodas. Também nesse sentido, o Hi-Way traz de série ajustador automático de freios, freios ABS e sensor do nível de desgaste da lona.
O veículo premium da Iveco vem equipado de série com câmbio automatizado Eurotronic, com 16 velocidades, permitindo mudanças rápidas e precisas de marcha, traduzidas em ganho de conforto ao motorista e redução de consumo. Em nome de uma autonomia ainda maior nas grandes viagens, as versões 4 X 2 e 6 X 2 vêm equipadas com tanque duplo de alumínio, com capacidade de 600 + 220 litros. Nas versões 6 X 4, a capacidade é ainda maior, chegando a 600 + 300 litros.
O Iveco Hi-Way conta com duas opções de suspensão: mecânica e pneumática full air. Nesse último caso, o componente é equipado com um sistema especial para manter a altura do chassi em trânsito e ajustar durante o carregamento e descarregamento, além de facilitar o engate e desengate de semirreboques. Essa tecnologia traz ganho de conforto aos ocupantes da cabine, melhora a proteção para a carga e aumenta a durabilidade do veículo, à medida que proporciona uma distribuição uniforme da carga nos chassis e pneus.
Por fim, o caminhão conta com basculamento elétrico da cabine, um ganho considerável em praticidade nesse procedimento. A habilitação do sistema de levantamento é feita por tecla no painel de instrumentos, o que também se reverte em incremento de segurança para o condutor.
FONTE: Blog Iveco 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA