A MAN Latin America vendeu o maior lote do caminhão pesado TGX desde seu lançamento, em agosto de 2012: cem caminhões para o Grupo Martelli, empresa que atua no setor de agronegócio, no transporte de grãos e escoamento da safra. Cada caminhão foi vendido a um preço aproximado de R$ 400 mil. Deste total, 80 unidades já rodam no transporte de soja em Mato Grosso. A entrega simbólica foi realizada pelo diretor de vendas nacionais da montadora, Antonio Cammarosano, na sede da transportadora, em Jaciara (MT) aos irmãos e sócios Genir, Hermínio, Clóvis e Luiz Martelli.
Segundo a MAN, desde que chegou ao mercado (leia aqui), o TGX, focado no transporte rodoviário, vem atendendo o aquecimento do mercado para o escoamento da produção agrícola, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sul até os principais portos.
“Esse mercado é altamente estratégico para a MAN Latin America. Em 2013, há uma expectativa de safra recorde de 180 milhões de toneladas de grãos e só isso já deve gerar uma demanda por mais 20 mil caminhões extrapesados nas estradas. Pretendemos responder por uma parcela significativa desse volume”, afirma Cammarosano.
Em cinco meses de vendas o MAN TGX gerou uma participação de 2% da marca no mercado dos chamados extrapesados. “Em janeiro deste ano já observamos sinais de expansão: no resultado do mês nossa participação já cresceu para 4,3%”, informa o executivo. Para sustentar seu crescimento, a MAN planeja mais lançamentos para os próximos meses.
Para Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da MAN, o negócio com o Grupo Martelli representa um importante passo para a expansão da marca no segmento de extrapesados. “O Grupo Martelli é referência no transporte de grãos do País e sua confiança ao adquirir cem caminhões MAN TGX comprova a qualidade de nosso produto”, enfatizou.
Antes da compra, o grupo participou do programa Early Warning Fleet que permite ao possível cliente realizar testes de uma frota oferecida pela montadora. Segundo a MAN, negociações a partir desses testes já estão em andamento.
FONTE: Automotive Business