Facchini

Randon New R

Foton desmente ter definido local para planta

Nos últimos tempos, têm acontecido alguns rumores sobre o local de instalação do centro de montagem de CKD da Foton Aumark do Brasil no País, que está previsto para o fim do próximo ano. No entanto, apesar das especulações, a fabricante nega ter definido algum lugar para construir a planta. “Estamos estudando vários locais no Brasil para instalação da nossa operação em CKD, que pela ordem lógica dos fatos, será também a sede da futura fábrica que a Foton Caminhões deverá instalar no País até 2018”, explica Orlando Merluzzi, vice-presidente da empresa.
O executivo afirmou que qualquer um informação sobre o assunto é mera especulação e citou que a matéria da publicação “Brasil Econômico”, afirmando que empresa se estabelecerá em Minas Gerais, não possui embasamento assim como o depoimento do senador mineiro citado na reportagem: “O Governo de Minas Gerais não possui nenhum acordo com a Foton Caminhões na China e a afirmação do político surpreendeu a todos. O Estado é, sem dúvida, um dos candidatos, mas não é o único e nada, absolutamente nada, está definido e não estará até o final desse ano. O anúncio do local será feito conjuntamente entre a Foton Aumark Brasil e a Beiqi Foton, provavelmente em Dezembro próximo”, complementa Merluzzi.
O centro de montagem de CKD será viabilizado com 100% de investimento nacional, sendo que as operações desta planta devem se iniciar em 2013. Com isso, a empresa espera agilizar não somente o abastecimento da demanda local, como permitir que a marca atinja seu objetivo de nacionalização de componentes. “Já no começo do trabalho, devemos apresentar entre 10% e 15% de nacionalização. O objetivo é de chegar aos 65% em 14 meses”, diz Merluzzi.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA