Facchini

Minas Gerais vai receber maior fábrica de caminhões da China

Mais uma montadora chinesa deve fincar estacas no Brasil - desta vez é a Foton, de caminhões. O estado escolhido é Minas Gerais. Segundo afirmou o senador mineiro Clésio Andrade (PMDB), em entrevista à rádio mineira Itatiaia, “as negociações com a maior montadora de caminhões da China estão avançadas” e eles estão definindo, agora, qual cidade abrigará a primeira fábrica da empresa no país. Embora o senador não cite textualmente o nome da montadora, a maior empresa da categoria na China é justamente a Foton.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está a Fiat (Betim) e a Iveco (Sete Lagoas) é forte candidata a receber a chinesa. Isso porque já há no local uma estrutura de fornecedores montada.
O Sul de Minas é outra região que está no páreo. A favor dos municípios locais estão a proximidade com São Paulo e a instalação da Xuzhou Construction Macchinery Group (XCMG), fabricante chinesa de máquinas de construção, em Pouso Alegre.
Segundo Andrade, o plano da montadora é trazer para o país primeiro a operação em regime de CKD (montagem local dos componentes importados da China). Depois, os planos são construir uma unidade de produção completa.
A Foton Aumark, entre as montadoras chinesas de caminhões que anunciaram investimento no Brasil, é a única que ainda não divulgou formalmente onde vai se instalar. Já as vendas dos veículos começam em setembro.
A marca foi trazida pelo ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Carlos Mendonça de Barros, em maio do ano passado. Em entrevista ao BRASIL ECONÔMICO , na época, Mendonça de Barros confirmou os planos de produção local dos caminhões da Foton, com investimentos em conjunto do Brasil e da montadora.
A marca vai se instalar até o segundo semestre do ano que vem no Brasil. Segundo o vice-presidente da Foton Aumark, Orlando Merluzzi, no início serão fabricados caminhões do segmento leve. Nessa fase, os investimentos serão feitos somente pelo sócio brasileiro, a Foton Aumark. Sobre a cidade a receber a montadora, o executivo prefere manter sigilo. “Não temos nada definido. Ainda estudamos as melhores alternativas.”
Segundo ele, com a operação em CKD, os caminhões produzidos na unidade deverão ter entre 15% a 20% de conteúdo nacional. “Após 14 meses de atividade, nossa expectativa é de nacionalizar 65% desses itens”.
Depois de consolidada a operação no Brasil, os planos da Foton são de uma fábrica completa. Nessa iniciativa, segundo Merluzzi, o investimento será conjunto com matriz chinesa. “O Brasil será o terceiro país dentro da estratégia de internacionalização da Foton. Em 2013, a Índia vai inaugurar uma fábrica completa e, no ano seguinte, será aberta uma fábrica na Rússia. Por aqui, eles vão se instalar em 2017”, afirmou o executivo.
Em 2017, a Foton Aumark deverá ter 3,5% de participação no Brasil, com vendas de 31 mil caminhões por ano.
FONTE: IG 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA