Facchini

Randon New R

MAN lidera mercado nacional de caminhões

A MAN Latin America terminou o mês de julho na liderança do mercado nacional de caminhões, com 25.038 unidades vendidas da marca Volkswagen no período (31,20% de participação), à frente da Mercedes-Benz, que vem em segundo com 20.499 vendas (25,55%). No mercado de ônibus, a montadora sediada em Resende está em segundo lugar, com 4.283 emplacamentos (25,24%); a primeira colocada é a Mercedes-Benz, com 7.536 (44,41%). Nos números da MAN referentes a caminhões, não estão incluídas as vendas de veículos com a marca MAN, que foram 117 (0,15%).
Na soma dos dois mercados, a MAN tem 29.438 veículos vendidos nos primeiros sete meses do ano. A Mercedes-Benz tem 28.035.
A MAN entregou recentemente os primeiros caminhões vendidos por sistema de consórcio. A empresa acaba de entregar 80 caminhões MAN TGX 29.440 6x4 a diversos clientes da marca contemplados por meio de cotas adquiridas do exclusivo sistema de consórcios da montadora. No total, já são 150 cotas vendidas do caminhão MAN, fabricado e recém-lançado no país, pelas administradoras financeiras das empresas Maggi, Apta e Gaplan, além do braço financeiro da marca no Brasil, o MAN Finance. Entre os clientes, destacam-se empresas como Giovanella, Estrela Dalva, Negrinho, Agrobom e Jundicestas.
"Nosso exclusivo sistema de consórcios, disponível para os caminhões MAN, apresenta um diferencial de mercado para os nossos clientes, com entregas programadas. Além disso, o consórcio representa hoje 40% das vendas dos caminhões MAN", afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN Latin America.
A expectativa dos transportadores é grande. Jeancarlo Giovanella, diretor operacional da Paradiso Giovanella Transportes, empresa localizada no sul do País, destaca a tecnologia e o amplo espaço da cabine como alguns dos atributos positivos dos novos MAN em sua frota. "Motoristas mais antigos da minha frota, bastante exigentes, e que tiveram a primeira oportunidade de experimentar a novidade, foram só elogios. Hoje me pedem para colocar seus nomes em uma lista de espera para pilotar um de nossos 18 cavalos mecânicos MAN", diz.

Consórcios da rede
As empresas Maggi, Apta e Gaplan pertecem à consagrada rede de concessionárias da marca no país. Com a chegada da linha de produtos MAN, foi criado um novo braço financeiro com atendimento exclusivo aos clientes: o MAN Finance, operado pelo Banco Volkswagen. "O frotista ainda conta com facilidades como o exclusivo pacote de serviços MAN Service, que oferece ao cliente contratos de manutenção, serviço de atendimento emergencial, e o MAN Guard, que é o sistema de rastreamento que já vem equipado de fábrica nos caminhões MAN", complementa Ricardo Alouche.
O caminhão MAN TGX 29.440 6x4 é destinado a aplicações rodoviárias e é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas. Possui capacidade máxima de tração de 80 toneladas, a maior da categoria, e é perfeito para as aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga - CVC - como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritem. Lançado em março passado, o modelo é produzido em Resende, numa linha de montagem exclusiva e com capacidade para até 5 mil unidades ao ano.
FONTE: Diário do Vale 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA