Facchini

Foton e Daimler selam associação na China para produzir caminhões

Após sete anos de negociações e mais dois a espera de autorização do governo chinês, Foton e Daimler formalizaram em fevereiro passado a associação em partes iguais para fabricação, na China, de caminhões médios e pesados da linha Auman. A joint venture, chamada Beijing Foton Daimler Automotive (BFDA), nasce com investimento inicial de US$ 1 bilhão, que inclui a construção de uma nova linha de produção ao lado da já existente, nos arredores de Pequim. No total, a BFDA terá capacidade de 160 mil veículos/ano. 
O primeiro caminhão a ser produzido pela Foton Daimler será o pesado GTL. As primeiras unidades devem ser fabricadas já no terceiro trimestre deste ano. O modelo usará o motor Mercedes-Benz OM 457, já conhecido nos mercados da Europa e América Latina – no Brasil o motor é produzido em três versões de potência, com 360, 401 e 439 cavalos, e aplicado na linha Axor. Na China, o OM 457 atenderá normas de emissão equivalentes à Euro 4. 
Em fevereiro foram assinados os contratos que vão reger as responsabilidades de cada empresa na associação, com o objetivo de reunir “o melhor dos dois mundos”. Com isso, a Daimler, além de se comprometer com os aportes financeiros necessários, dividirá com a Foton a administração direta das áreas de finanças, tecnologia da informação, gestão de qualidade e desenvolvimento de produtos. A fabricante alemã também ficou encarregada de montar a linha de produção dos motores OM 457 dentro das instalações já existentes da sócia chinesa. 
A Foton contribuirá para a sociedade especialmente com suas fábricas e rede de vendas e serviços já estabelecidas. Além da China, o maior mercado de caminhões do mundo atualmente, a BFDA tem o objetivo de avançar em outros países, mais notadamente na Ásia, Rússia e América Central. O importador Foton Aumark, que este ano começa a trazer os caminhões da marca chinesa ao Brasil, afirmou em comunicado que o País “não está de fora dos planos da marca oriental, será uma questão de tempo e de conquista de mercado até os caminhões chegarem por aqui”. 

ESTRATÉGIA
A associação com a Foton é parte da estratégia da Daimler Trucks para expandir sua presença global e assim se manter no posto de maior fabricante de caminhões do mundo (somando-se todas as cinco marcas comercializadas no mundo). A posição da empresa alemã vinha sendo ameaçada justamente pelas fabricantes chinesas, incluindo a própria Foton, em operação desde 1998 e que em 2011 vendeu mais de 100 mil caminhões. 
Esta será a segunda grande parceria da fabricante chinesa em menos de três anos. Em 2009, a Foton inaugurou uma planta de motores para veículos leves em conjunto com a Cummins. Até 2020, a empresa projeta se instalar em cinco países: Rússia, Índia, México, Indonésia e Brasil. Aqui o foco será a produção de caminhões leves, com investimentos prometidos em instalações locais de US$ 500 milhões a partir de 2015. 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA