A DHL é a parceira oficial de logística da temporada 2011-2012 da Volvo Ocean Race. A tradicional regata de volta ao mundo em iates, que chega a sua 11ª edição, começou no dia 29 de outubro de 2011 em Alicante, na Espanha, terá sua final em Galway, na Irlanda, em 7 de julho deste ano. No Brasil, a disputa passa por Itajaí, Santa Catarina, no dia 21 de abril.
Os serviços da DHL à regata incluem: transporte de equipamentos para as tripulações e o transporte de pavilhões para os visitantes às dez Vilas da Corrida, incluindo Itajaí, única parada na América do Sul, ao longo dos 72 mil quilômetros da rota, bem como suprimento imediato de peças de reposição em caso de emergência. São 152 contêineres para o transporte das centenas de toneladas de materiais da competição.
Para cada equipe da Volvo Ocean Race, a DHL transporta dois conjuntos idênticos de contêineres marítimos de 40 pés, com um volume de 67 metros cúbicos – incluindo ferramentas, kits de coletes salva-vidas e conjuntos de correias de elevação de bote.
A operação ainda inclui o transporte de outros 20 contêineres por equipe, via modal aéreo, e até logística em casos de emergência, como repor um mastro quebrado. Com um armazém de peças de reposição estabelecido no aeroporto de Amsterdã, na Holanda, a DHL consegue mover rapidamente as mercadorias de grande porte (como mastros de até 33 metros de altura) a qualquer destino ao redor do mundo.
De acordo com o diretor da DHL de Projetos para a Volvo Ocean Race, Reinier Vens, os procedimentos são monitorados a partir de um centro de controle internacional especialmente estabelecido para o evento. “Garantimos que nenhum percalço comprometa a corrida, fornecendo aos organizadores, equipes e parceiros nossa linha completa de serviços em logística. A partir do ponto inicial em Alicante, Espanha, até o final, em Galway, Irlanda (de 29 de outubro de 2011 a 8 de julho de 2012), a DHL fica responsável pelo transporte aéreo, marítimo e terrestre de equipamentos de alto valor”, completa.
Corrida Oceânica
A competição Volvo Ocean Race 2011-2012 percorrerá cinco continentes num percurso de mais de 39 mil milhas náuticas, equivalente a 72 mil quilômetros, em mais de nove meses de competição.
São 66 velejadores, sendo 11 tripulantes por barco, que iniciaram a trajetória em Alicante (Espanha), seguindo para Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, em Santa Catarina (BRA). Depois seguem para Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), finalizando a regata em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway (Irlanda).
FONTE: Brasil Caminhoneiro