Facchini

MAN se prepara para atender ao Euro 5

A MAN Latin America apresentou esta semana a nova linha de ônibus Volksbus 2012, lançamento que revelou a estratégia da montadora para atender às novas normas de emissões de poluentes por motores a diesel, o Proconve 7/Euro 5. O presidente Roberto Cortes disse que a MAN e toda a linha Volkswagen Caminhões e Ônibus utilizarão as duas principais tecnologias disponíveis para controle das emissões, o EGR (Exhaust Gas Recirculation – Recirculação dos Gases de Escape), e o SCR (Seletive Catalystic Reduction).
A primeira se vale de um sistema de recirculação dos gases do motor para diminuir a descarga de poluentes, em acréscimo de qualquer aditivo. A segunda, o SCR, é o sistema que utiliza a solução de ureia Arla 32 como aditivo para reduzir a liberação dos gases e particulados.
A montadora investiu R$ 300 milhões na criação da nova linha Volksbus e na adaptação dos processos de montagem. Cerca de 200 técnicos e engenheiros foram envolvidos no projeto, que consumiu 2,1 milhões de horas de testes, 3,6 milhões de litros de diesel, 195 mil litros de Arla 32, percorrendo 9 milhões de quilômetros.
A linha Volksbus 2011 chega ao mercado com 8 novos modelos, do minibus ao articulado, com motorização Cummins, MWM e, pela primeira vez, MAN, todos preparados para o Euro 5, optando por EGR e SCR, dependendo de cada modelo ou aplicação.
Chegada dos motores MAN
Os novos motores MAN, primeiros a serem montados no Brasil, estão sendo produzidos nas linhas da MWM, em Resende (RJ), e em São Paulo (SP). São duas versões do modelo MAN D08, com dois turbocompressores e sistema de injeção Common Rail, de 4 cilindros, com 190 e 230 cavalos de potência, e de 6 cilindros, com 280 cavalos. A tecnologia empregada para atender ao Euro 5 nesses motores é a EGR, com recirculação de gases de exaustão, sem a necessidade do aditivo Arla.
Em todo o mundo, a MAN já produziu mais de 2 milhões de motores, com aplicações em mais de 50 países. Metade dos navios em operação no planeta são equipados com propulsores da marca.
Abastecimento para os novos motores
A possível desorganização da distribuição de diesel S50 (com 50 ppm de enxofre), combustível essencial para os novos motores Euro 5/Proconve 7, parece não preocupar a MAN Latin America. Os executivos da montadora confiam nas promessas do governo de que haverá diesel em oferta suficiente para abastecer o mercado a partir de 2012.
Quanto ao Arla 32, a MAN fechou uma parceria com a Cummins Filtration para oferecer o aditivo em sua rede de concessionários sob marca própria, em embalagens de 2 litros a 1.000 litros. “Não temos alternativa. Só teremos estes motores disponíveis no mercado e todos os players deste processo confirmara que estarão prontos para atender à demanda. A MAN está do lado de seus clientes e oferecerá soluções para que todos possam passar por esta transição com tranquilidade”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
A MAN vai continuar exportando os veículos Euro 3 para países da América Latina e África onde o novo regulamento de emissão não estará em vigor em 2012.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA