Facchini

Implementos registram crescimento no primeiro semestre de 2011


O mercado de implementos rodoviários obteve resultados significativos no primeiro semestre de 2011, com um crescimento geral de 20,51% em relação aos resultados obtidos no mesmo período de 2010. No segmento de semirreboques e reboques, houve um aumento de 9,69% no número de emplacamentos, com destaque para os produtos basculante (41,75%), porta contêiner (58,72%) e carrega tudo (50,77%). Segundo Rafael Campos, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o aumento do volume de investimentos em infraestrutura aqueceu as vendas dos basculantes, o que também justifica a elevação da comercialização do implemento carrega tudo.
Na parte de implementos leves – carrocerias sobre chassis – o crescimento foi na ordem de 26,43%. “A restrição de circulação de veículos pesados nas grandes cidades está cada vez mais sendo ampliada, dando espaço para os caminhões mais leves. A distribuição de produtos não pode parar”, diz Campos. 
No que diz respeito às exportações, o volume de implementos pesados vendido aumentou 5,47% e tem como principais mercados países da América do Sul como Chile, Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia – além da África do Sul. “São locais que têm estradas muito parecidas com as brasileiras”, afirma o presidente da Anfir.
Campos acredita que os números de reboques e semirreboques poderia ser maior. As novas regras do Finame – que foram implantadas com nova taxa de juros e um crédito mais apertado – podem influenciar nos resultados. Mais de 80% dos implementos adquiridos são feitos via financiamento do BNDES. A entidade trabalha com três possíveis cenários para o fechamento de 2011. Acredita na produção de 184 000 unidades e espera uma queda de 5,5% nas vendas desse tipo de produto. “Apesar do aquecimento no volume de obras de infraestrutura, o problema do crédito pode interferir significativamente nesse crescimento. Se a situação continuar desse jeito, teremos problemas nos próximos anos.”

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA