Facchini

Randon New R

Saúde do caminhoneiro em xeque

Dois milhões de profissionais. Este é o contingente de pessoas que diariamente se dedica a uma tarefa árdua e extremamente importante para a economia brasileira: ser motorista de caminhão.
Diariamente, estes profissionais passam por intensa carga horária de trabalho, insegurança, altos níveis de ruídos, más condições das vias e exigências no cumprimento de horários e itinerários. Pensando em minimizar os impactos destas exigências na saúde dos caminhoneiros, muitas empresas têm criado programas para melhorar o bem estar destes profissionais.

De acordo com um estudo realizado por Éber Assis dos Santos Júnior, médico especialista em Medicina do Trabalho, nestas condições, o exercício da profissão é prejudicial à saúde, trazendo transtornos físicos e mentais, adoecimentos frequentes e morte prematura.
É o caso da Goodyear, que acaba de anunciar ao mercado a inovação do projeto “Caminhoneiro Nota 10”. Oito anos após criar a ação, a empresa renova a proposta e integra-se ao programa “Herói das Estradas”.
Com isso, cidades de 13 estados brasileiros, em um total de 20 municípios, serão beneficiadas pelo projeto itinerante, que valoriza o caminhoneiro ao garantir assistência à saúde e ao reconhecer casos de heroísmo e de contribuição social protagonizados pelos profissionais da estrada
A iniciativa baseia-se em um caminhão com a carreta transformada em consultórios. O atendimento clínico conta com serviço de enfermagem, verificação de pressão arterial, exames de glicemia e cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea).
No consultório oftalmológico, o caminhoneiro faz testes de acuidade visual e exames de rotina e, dependendo dos resultados, poderá receber uma indicação para exames mais específicos em consultório.
Com a parceria com o programa Herói das Estradas, a unidade móvel contará com uma área exclusiva para que os caminhoneiros inscrevam suas histórias de heroísmo no concurso cultural.
Ao longo de 2011, serão selecionados dez “Heróis das Estradas”, que concorrerão ao final do ano a um caminhão zero quilômetro, além de R$ 30 mil em pneus e R$ 15 mil em recauchutagem.

Outras ações
Este tipo de iniciativa não se limita apenas às empresas que atuam no setor. As concessionárias também têm realizado ações como essa. É o caso do Grupo CCR, por exemplo, que a cada ano realiza em média dez mil atendimentos.
Por meio de suas cinco concessionárias, a corporação realiza o programa Estrada para a Saúde. A medida oferece acompanhamento contínuo aos caminhoneiros, por meio de exames médicos, tratamento odontológico e serviços gratuitos, além de orientações preventivas para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA