Facchini

Randon New R

Ponte sobre Rio das Velhas na BR-381 tem histórico de remendos

Construída há mais de cinco décadas, a ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, apresenta histórico de problemas estruturais. A interdição da construção às vésperas do feriado de semana santa é o ápice de uma série de problemas. Por três vezes o governo federal precisou fazer reparos na estrutura, mas, segundo o Dnit, em fevereiro, empresa de consultoria avaliou que a obra de arte estava em condições de continuar a receber tráfego, inclusive os caminhões pesos-pesados que diariamente cortam a Rodovia da Morte. 
Na época da construção, a BR-381 estava apta a receber até 500 veículos por dia e a capacidade de transporte dos caminhões era muitas vezes menor. Atualmente, o fluxo no trecho é 100 vezes maior: de acordo com o Dnit, são 50 mil veículos ao dia. E parte considerável é formada por caminhões levando dezenas de toneladas de carga, o que compromete a condição do asfalto e, no caso das obras de arte, sua estrutura de sustentação. 
Faltando dois anos para completar o trigésimo aniversário, em 1985, a ponte apresentou o primeiro problema mais sério. Por causa do desassoreamento do Rio das Velhas, a água baixou cerca de seis metros e, por isso, foi preciso reforçar a fundação, evitando que a estrutura sofresse com trepidações. Passados 10 anos, novo comprometimento obrigou a contratação de empresa para instalar cabos sob a estrutura, para garantir estabilidade. Depois de mais quatro anos, em 1999, a exposição de ferragens mostrava mais uma vez a condição precária da ponte. 
De lá para cá, segundo o Dnit, eram feitas vistorias periódicas para avaliar, entre outros itens, a condição da estrutura. A última inspeção foi feita em fevereiro e a empresa deu aval para que o tráfego fosse mantido, apesar de prever a necessidade de intervenções na obra de arte durante o processo de duplicação da rodovia, previsto para começar naquele trecho ainda este ano. “Não detectaram nada grave. Nenhum problema aparente”, diz o superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete. Dois meses depois da vistoria, na quarta-feira passada, a ponte cedeu.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA