RER Parts

Carga: País busca amenizar roubo

O Governo brasileiro está investindo R$ 20 milhões para adequar e desenvolver soluções para minimizar o roubo de cargas nas estradas do território nacional. Com isso, dará suporte ao “Projeto Brasil-ID”, criado pelas Secretarias de Fazenda dos Estados da União, Receita Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia com o intuito de reduzir os riscos à fabricação e logística de mercadorias que circulam pelo País.
Implementado em caráter de testes, o Brasil-ID agrega os conceitos dos documentos fiscais eletrônicos, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos) e utiliza um conjunto de tecnologias padronizadas, o que também viabilizará a inserção em todo o Brasil.

De acordo com informações do Governo, o recurso está sendo aplicado por meio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e Ministério da Ciência e Tecnologia. Coordenado pelo Encat (Encontro Nacional dos Administradores Tributários) e Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, o sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias será implantado em corredores estratégicos que abrangem 16 estados.
Além disso, será hospedado também em empresas da cadeia logística e em alguns segmentos mercantis. Com isso, o governo espera, além de promover a segurança, otimizar o comércio e a circulação nesses distritos.
Baseado na tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência), a tecnologia agiliza a fiscalização de cargas (inclusive as lacradas), a leitura automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e das notas fiscais na indústria e em toda a cadeia de distribuição.
No mais, as informações gravadas em todo o ciclo de vida do produto também é disponibilizada a qualquer momento e lugar por meio dos dispositivos e de comunicação sem fio, o que será útil em postos fiscais, empresas de transporte, distribuidores, indústria e ao consumidor final.
As informações dão suporte à identidade do produto, que passa a ter gravado o histórico dos eventos de transporte por qual passou, ou seja, suas rotas, possíveis tentativas de fraude, desvios (roubo ou furto), tempo de trajeto, custos associados, monitoramento e as transações, tudo em tempo real.
O “Brasil-ID” sai agora da fase piloto; no entanto, o Governo não informou em quanto tempo a solução será totalmente implantada no País.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA