Facchini

Randon New R

Feriados: caminhão terá restrição

Veículos para o transporte de cargas, com mais de 19,8 metros e 57 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), terão novas regras para circulação nos dias de feriado, conforme estipulado na Portaria da Polícia Rodoviária Federal, publicada no DOU (Diário Oficial da União) na última semana.
A restrição aos bitrens visa reduzir o número de acidentes, que cresce em datas comemorativas, segundo Juliano Leite, da Polícia Rodoviária Federal. Ele afirma que esse tipo de caminhão trafega lentamente em pistas simples, o que influencia ultrapassagens perigosas.

Ponto negativo
O transportador não vê com “bons olhos” a medida. Newton Gibson, vice-presidente da seção de Transporte de cargas da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e presidente da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Cargas), declarou que a iniciativa afetará de forma direta a eficiência do sistema logístico dos transportadores.
“Trabalhamos com datas de entrega que não sofrem alteração por causa de feriados, pois a nossa medida é o ‘dia viajado’ e a distância até o destino da carga não tem como ser alterada”, afirma.
Gibson ressalta ainda que há um prejuízo quanto à medida, que não pode ser mensurado. “O valor da hora parada varia de acordo com a carga e, por isso, o impacto vai variar de entrega para entrega”, observou.
Apesar de ter vigor em âmbito nacional, a norma não tem garantias de eficácia, observou Leite. “Trabalhamos com política de prevenção e temos muitos registros de acidentes nessas situações”.
A portaria prevê que, em caso de baixo volume de veículos nas vias de pista simples, a PRF local pode flexibilizar a restrição.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA