DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

Caminhões devem chegar a 600 para saída da Expointer

Até o final deste domingo, dia 5, aproximadamente 600 caminhões carregados de animais devem deixar o Parque Assis Brasil, em Esteio, onde ocorre a Expointer 2010. Durante a manhã, já estavam sendo liberados os bovinos e equinos rústicos, ou seja, aqueles que participaram apenas de leilões e provas funcionais. Os inscritos para exposição e julgamentos deixam o Parque a partir das 20h.
Em cada portão haverá uma equipe com seguranças, fiscais e soldados da Brigada Militar. De acordo com o tenente-coronel da Brigada Militar Roberto Kraid, os portões 7, 8 e 9 ganharão reforço policial. No total, 125 soldados estão sendo escalados para atuar durante a saída dos animais.
— O movimento mais intenso deve acontecer durante a manhã desta segunda, dia 6, porém creio que não haverá engarrafamentos na BR-116 nesse horário — diz Kraid.
Antes de saírem, os animais passam por uma inspeção que verifica suas características e dados.
— Fazemos este exame para evitar trocas entre os exemplares — explica o chefe do plantão do Desembarcadouro, Wylmer Ribeiro.
Conforme o veterinário da Seappa, para deixar a área o caminhão deverá portar a GTA (Guia de Transporte Animal), com o carimbo de vistoria do Departamento de Produção Animal (DPA), para ser liberado formalmente.
O esquema montado prevê o ingresso de caminhões no Portão 7 e a saída do Parque, pelo Portão 8.
— Bovinos e equinos saem unicamente pelo desembarcadouro, enquanto que os demais animais serão carregados nos seus respectivos pavilhões — explica Ribeiro. 
O número de pessoas que trabalham nos portões será triplicado.
— A intenção é que não haja demora e congestionamentos na saída dos caminhões — diz o coordenador da Inspeção Sanitária, Marcelo Fortef.
A Administração do Parque espera que até o final da tarde desta segunda, todos os animais já tenham deixado a Expointer. Nesta terça, dia 7, os fiscais do DPA não estarão trabalhando em função do feriado.
De volta
No Parque Assis Brasil, a égua La Mina Porteña e o cavalo Peón de La Invernada já embarcaram de volta para Aceguá, na Campanha, neste domingo de manhã.
— Chegando mais cedo, os animais voltam mais tranquilos para as baias — diz o peão encarregado, Gildo Siqueira.
Os animais são da Cabanha La Caminera e pertencem a Alberto Araújo, tricampeão gaúcho de velocidade livre e que veio competir na prova de enduro equestre da 1ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esporte, cancelada no sábado em função do mau tempo.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA