A equipe oficial da Ford Caminhões, Ford Racing Trucks/Território Motorsport, prepara grandes novidades para o Rally dos Sertões 2010, que será disputado de 11 a 20 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), percorrendo seis estados. Além de novos piloto e navegador no comando do Ford F-4000 4×4 pentacampeão na categoria Leves, o time entra na disputa dos Pesados com o novo Ford Cargo 1722e 4×4.
Depois de levantar os títulos seguidos de 2007, 2008 e 2009 com o F-4000 4×4, o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes resolveram encarar um novo desafio. Eles estreiam o Ford Cargo 1722e 4×4, um projeto da Território Motorsport com a Ford Caminhões, reforçando a parceria de 9 anos como equipe oficial da montadora.
Na direção do F-4000 4×4 estarão o piloto gaúcho Marcos Cassol, fixado há muitos anos em Rio Verde (Goiás), e o navegador brasiliense Rodrigo Mello. A dupla estreia este ano nos Sertões a bordo de um caminhão, depois de participar de várias edições na categoria Carros. E chega com um excelente “cartão de visita”: dupla vencedora da etapa inicial do rali Sertões Series, realizada em maio em Avaré, SP, sua primeira prova com o F-4000 4×4.
Cassol faz sua sexta participação nos Sertões, pilotando um veículo que sempre admirou. “Somos apaixonados por caminhões e vamos lutar por um bom resultado para a equipe. Testamos o equipamento em Avaré e ele é ótimo, muito rápido. Não vemos problemas de adaptação”, diz.
“É uma grande satisfação estar na Ford Racing Trucks. Estamos tranquilos por estar trabalhando com o que há de melhor na categoria”, completa o navegador Mello. “Vamos estar a bordo de nada menos que o caminhão pentacampeão. A responsabilidade aumenta, mas estamos acostumados com as cobranças no off-road.”
Novo Cargo 1722e 4×4
Para Edu Piano, a entrada de novos pilotos ajuda a consolidar a categoria Caminhões. Com isso, pode se concentrar no novo projeto do Cargo 1722e 4×4. “Estamos usando um sistema de tração 4×4 com reduzida desenvolvido pela Território 4×4. Já toda a preparação, desde os itens de segurança, como a gaiola, até alterações no comprimento do chassi, é da Território Motorsport”, explica.
Ele sabe o tamanho do desafio que tem pela frente. “Estamos conscientes que fazer um caminhão todo novo e encarar o segundo maior rali do mundo não vai ser fácil. Nossos concorrentes já desenvolvem seus caminhões há anos e isto lhes dá uma grande vantagem. Mas estamos motivados e já passamos por situação parecida em 2007, quando estreamos o F-4000 4×4 e fomos campeões.”
O Ford Cargo 1722e é um dos caminhões mais utilizados no segmento dos médios. Com peso bruto total técnico de 16.800 kg, é aplicado desde o transporte de carga fracionada, carga seca, bebidas e gás, até como basculante, tanque, furgão de alumínio, furgão lonado, frigorífico e coletor de resíduos. Ele vem equipado com motor Cummins Interact 6, de seis cilindros, com potência de 220 cv e torque de 83,6 kgfm, e transmissão Eaton de seis marchas sincronizadas. Seu sistema de freios é dotado de válvula sensível à carga (LSV) e filtro secador de ar, para frenagens mais eficientes e maior vida útil do conjunto.
“O Rally dos Sertões é uma prova duríssima, onde chegar inteiro já é uma vitória, quanto mais ser campeão”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões. “O desempenho do F-4000 tem sido espetacular e estamos muito contentes de poder competir com mais um produto. A nova versão 4×4 do Cargo é um exemplo da versatilidade e robustez da linha, que há mais de 25 anos mostra serviço nas ruas e agora também será posta à prova na competição”. FONTE: Rally de Velocidade