Facchini

Caminhão interativo viaja pelo país e apresenta destinos turísticos



Um caminhão diferente e interativo passeia pelo país para apresentar destinos turísticos à população e a profissionais do setor. No sábado (1º), o Caminhão Destino Brasil, uma iniciativa do Ministério do Turismo, chegou ao Parque Barigui, em Curitiba, onde fica até este domingo (2).
“Sentimos a necessidade de chegar mais perto de quem toma a decisão de viajar. Por isso criamos o caminhão itinerante, que vai até o consumidor final e apresenta uma grande variedade de destinos”, diz ao G1 Jurema Monteiro, coordenadora de apoio à comercialização do Ministério do Turismo.
A ação é promocional, portanto não é possível comprar pacotes de viagem no caminhão. “Nosso intuito é divulgar, criar interesse, gerar a cultura da viagem”, diz. Ainda assim, há muito o que fazer no veículo.
Dentro do caminhão existem dois ambientes interativos, com telas touchscreen, para que as pessoas vejam fotos e assistam a filmes sobre os destinos que escolherem. “Esses vídeos têm também depoimentos de pessoas que já estiveram nos locais”, afirma Jurema. Segundo a coordenadora, os interessados podem ainda assistir a um vídeo 3D, com um resumo dos principais destinos turísticos do Brasil.
“Quem visita o caminhão ganha um brinde e concorre a uma viagem para um dos destinos”, diz a coordenadora. O atendimento à população é gratuito, sem horários definidos.
Destinos
Os 65 destinos apresentados no Caminhão Destino Brasil foram escolhidos pelo Ministério do Turismo por meio de um estudo. “O mapeamento definiu destinos que são indutores, ou seja, que são referência e distribuem, de alguma forma, turistas para outras cidades. É o caso, por exemplo, da cidade de Lençóis, na Bahia, que é referência para toda a Chapada Diamantina”, diz Jurema.
Recebem o caminhão as cidades que têm maior potencial de emissão de turistas para as demais regiões do país. Ao fim dos 107 dias da viagem, que começou em março, o caminhão terá passado por sete estados e 18 cidades.
“Tínhamos a restrição de encerrar a viagem até junho, por conta do período eleitoral. Por isso, como o Sul e o Sudeste, e o Distrito Federal, são os principais emissores de turistas, decidimos começar por essas regiões. No ano que vem, a expectativa é expandir o trajeto do caminhão.”
O Ministério do Turismo estima que mil pessoas passem, por dia, pelo caminhão, em cada cidade.

Programação
O caminhão já visitou o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e está no Paraná. Confira a programação para os meses de maio e junho.

São Paulo

Guarulhos - 10 e 11 de maio
São Bernardo do Campo - 13 e 14 de maio
São Caetano - 15 e 16 de maio
Santo André - 18 e 19 de maio
Diadema - 20 e 21 de maio
São Paulo - 22 a 30 de maio


Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - 9 a 13 de junho


Minas Gerais

Belo Horizonte - 16 a 19 de junho


Distrito Federal

Brasília - 22 a 27 de junho


FONTE: G1 Brasil
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA