![]() |
| PRF/Divulgação |
184 mil kg de excesso de carga foram flagrados durante os cinco dias de operação nas BRs-282 e 480; outras irregularidades também foram constatadas nos caminhões abordados
De 24 a 28 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma mega operação com foco no combate ao excesso de peso em veículos de carga que circulavam pelas BRs-282 e 480, no oeste e meio-oeste do estado de Santa Catarina.
Segundo o balanço oficial da corporação, ao todo 29 caminhões foram flagrados circulando com carga acima do limite permitido por lei, totalizando 184 mil kg de excesso de peso.
Todos os veículos foram autuados e retidos para transbordo da carga excedente, sendo parte deles liberado logo em seguida. Entretanto, outros caminhões permaneceram para regularização de outras pendências (pneus gastos, tacógrafos inoperantes, licenciamento vencido e falta de AET). Além disso, sete embarcadores ou transportadores não tinham nenhum tipo de nota fiscal dos produtos, o que configura crime de sonegação fiscal. Um motorista também foi flagrado com mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.
