DAF Caminhões
Facchini

Crime ambiental: PRF apreende caminhão por excesso de poluição no Piauí

Caminhão bitruck baú em frente a base da PRF
PRF/Divulgação

Caminhão bitruck apresentava adulterações no sistema EGR e escapamento direto; flagrante foi registrado na BR-343, em Piripiri (PI)

Na manhã da última quinta-feira, 25 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhão bitruck circulando com uma série de irregularidades no sistema de controle de emissões de poluentes. A ocorrência foi registrada no km 189 da BR-343, em em Piripiri (PI).


Após a abordagem do veículo de carga ano 2014 e dotado de sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape), os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações e constataram três importantes irregularidades:

  • Luz indicadora de mau funcionamento (LIM) permaneceu acesa em todas as posições da ignição, indicando falha contínua no sistema;
  • Sistema OBD com falhas há mais de 48 horas, o que, pela legislação ambiental, deveria acionar a redução automática de torque, mas não ocorreu; e
  • Cano de escape desconectado do sistema EGR, o que impede o tratamento dos gases poluentes antes de sua liberação no ar.


As averiguações também revelaram que o mesmo caminhão já havia sido flagrado e autuado anteriormente, em outra fiscalização realizada neste ano de 2025, por crime ambiental relacionado à poluição.


Diante dos fatos, ficou constatado em tese: 

  • Crime ambiental de poluição (Art. 54, §2º, V – Lei 9.605/98);
  • Infração administrativa ambiental (Art. 68 do Decreto 6.514/2008);
  • Infração ao CTB (Art. 230, IX c/c Res. 958/2022 do CONTRAN).

O caminhão foi apreendido e encaminhado para um pátio da corporação, onde permanecerá até a completa regularização. Já o proprietário terá prazo de 15 dias para apresentar nota fiscal do reparo, além de laudo técnico de oficina especializada, comprovando que o sistema volta a atender aos padrões ambientais estabelecidos pelo IBAMA.

Ainda segundo a PRF, o caso será encaminhado ao Ministério Público Federal para adoção das medidas cabíveis, e o IBAMA também receberá cópia do Boletim de Ocorrência para apuração das infrações administrativas.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA