![]() |
| GWM/Divulgação |
Lote de 500 caminhões movidos a hidrogênio foram entregues neste mês na potência asiática; modelos atuarão em operações de transporte de alimentos e carvão
A GWM Hydrogen powered by FTXT colocou em operação uma nova frota de 500 caminhões movidos a célula a combustível de hidrogênio (FCEV) na cidade de Baoding, na China. Com a entrega, a empresa ultrapassou a marca de 1.000 veículos a hidrogênio em operação somente em 2025 e mais de 2.000 unidades em circulação no total, consolidando-se como uma das líderes globais em soluções de mobilidade verde.
A frota recém-entregue é composta por 200 caminhões leves voltados ao transporte refrigerado de alimentos e 300 caminhões pesados destinados à logística de carvão. Com uma frota cada vez maior em operação, a empresa demonstra a viabilidade e a maturidade da solução a hidrogênio para o transporte de cargas em larga escala.
“A consolidação da frota de caminhões movidos a hidrogênio em operação reflete a maturidade tecnológica da GWM e o compromisso global da empresa com a descarbonização e despoluição do transporte. O hidrogênio é uma das chaves para uma mobilidade limpa, eficiente e de longo alcance”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.
O Brasil também tem papel fundamental na estratégia global da GWM para o hidrogênio. O país foi o primeiro da América Latina a receber um caminhão a célula a combustível da marca, que foi um dos destaques durante a inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
A parceria técnica entre GWM e IPT permitirá a realização de testes e estudos conjuntos voltados à segurança, desempenho e viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional e alinhando o país às metas econômicas de baixo carbono.
