DAF Caminhões
Facchini
Meteor

Carregado com 27 toneladas, caminhão 100% elétrico percorre mais de 250 km no estado de SP

Caminhão Sany Electric Tractor SE 437 com carreta porta-container
Divulgação

Sany Electric Tractor SE 437 partiu do Porto de Santos e seguiu até Paulínia (SP); operação é resultado de uma parceria entre a Syngenta e a Gelog

Em total sintonia com a crescente busca por soluções capazes de reduzirem as emissões no setor logístico, a Syngenta, líder mundial em inovação agrícola, e a transportadora Gelog, parceira da companhia há mais de 20 anos, entraram para a história do transporte brasileiro ao percorrem mais de 250 quilômetros com um caminhão 100% elétrico. 


Carregado com 27 toneladas, o caminhão Sany Electric Tractor SE 437, partiu do Porto de Santos (SP) e teve como destino final a cidade de Paulínia (SP), encarando trechos desafiadores como por exemplo, a Serra da Anchieta. A utilização de um caminhão articulado em rota de alta complexidade é vista como um passo inédito para a chamada “logística verde” no Brasil, segmento que deve movimentar US$ 61 bilhões até 2030, de acordo com a consultoria Grand View Research.

 
A experiência reforça nossa ambição de tornar a logística mais sustentável, unindo tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental”, afirmou Alessandra Gamero, Diretora de Logística Integrada da Syngenta.


Para Ronaldo Vaciloto, Gerente de Transporte da Syngenta, o teste mostrou que performance e descarbonização podem caminhar juntas mesmo em trechos complexos. “O Brasil tem ainda a vantagem de contar com uma matriz elétrica majoritariamente renovável, o que amplia o impacto positivo desse tipo de operação”, disse.

O transporte também está alinhado às metas globais de ESG da Syngenta, que prevê reduzir em 38% as emissões de CO₂ até 2030. A Gelog, responsável pela aquisição do veículo, vê a iniciativa como parte de um processo de transformação do setor. “Investir em soluções inovadoras é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de cargas no país”, afirmou Adriano Fajardo, diretor da empresa de logística.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA