![]() |
Peterbilt/Divulgação |
Novos caminhões Peterbilt 567EV e 579EV chegam para atender aplicações vocacionais e transporte regional, respectivamente; modelos contam com até 605 cv de potência
Presente na ACT Expo, a maior feira de tecnologia avançada de veículos comerciais dos Estados Unidos, a Peterbilt, marca pertencente ao Grupo PACCAR, revelou ao mercado norte-americano nesta semana, dois novos caminhões 100% elétricos. Trata-se dos novos Peterbilt 567EV para aplicações vocacionais e 579EV para aplicações de transporte regional e transporte rodoviário.
“Projetados para desempenho e eficiência, a nova geração de veículos elétricos a bateria da Peterbilt oferece versatilidade líder do setor, recursos de carregamento rápido e recursos avançados de segurança para atender às necessidades das frotas e operações vocacionais atuais”, disse Erik Johnson, gerente geral assistente de Vendas e Marketing da Peterbilt.
Peterbilt 567EV
![]() |
Peterbilt/Divulgação |
A nova aposta da marca sairá de fábrica equipado com um motor elétrico com potência máxima de 605 cv e 2.500 Nm de torque, combinado com uma transmissão de apenas três velocidades. Diferentes opções de entre-eixos, suspensor elétrico e opções de tomada de força para implementos também estão entre os diferenciais do modelo
Contando com o quatro opções de packs de baterias, o primeiro caminhão vocacional Classe 8 elétrico da Peterbilt oferecerá aos transportadores uma autonomia que poderá variar de 160 a mais de 400 km de distância, dependendo da configuração, inclusive em operações com até 37 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Já a recarga de 80% das baterias poderá ser feita em aproximadamente duas horas.
Internamente o modelo se destaca pela presença de um painel de instrumentos de 15 polegadas totalmente digital, combinado com uma central multimídia touchscreen de 13 polegadas, além de volante multifuncional e acabamento interno em cores mais claras e costuras personalizadas.
Peterbilt 579EV
![]() |
Peterbilt/Divulgação |
A versão contará com o mesmo trem de força do modelo vocacional, motor elétrico com potência máxima de 605 cv e 2.500 Nm de torque, combinado com uma transmissão de apenas três velocidades. Diferentes opções de tomada de força, suspensor de eixo elétrico de fábrica e opções de entre-eixos também estão entre os diferenciais.
Com opções de até três packs de baterias, o novo Peterbilt 579EV garantirá aos transportadores uma autonomia que poderá chegar até 320 km. Já a recarga de 80% das baterias poderá ser feita em aproximadamente 90 minutos.
Externamente o destaque fica para o design que prioriza a aerodinâmica, faróis full LED e grade dianteira com detalhes em azul que remetem a pegada mais sustentável do modelo. Já na parte os atributos são exatamente os mesmos do modelo vocacional.