Facchini

PRF realiza megaoperação com foco na fiscalização de caminhões na Bahia

PRF/Divulgação

Mais de 500 toneladas de excesso de carga foram flagradas; outros 60 caminhoneiros foram autuados por diversas irregularidades na BR-242, em Barreiras (BA)

Google News
Entre os dia 08 e 12 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma megaoperação com o objetivo de coibir o transporte irregular de cargas pesadas na Bahia. A "Operação Carga Pesada" contou com treinamentos teóricos e atividades práticas para intensificar as fiscalizações de trânsito, visando evitar acidentes e aumentar a segurança viária.

Realizada na BR-242, em Barreiras (BA), a megaoperação foi responsável pela abordagem de um total de 384 caminhões, sendo que, 65 deles circulavam com excesso de carga, totalizando pouco mais de 500 toneladas de peso acima do permitido. Outros 60 caminhoneiros também foram autuados por descumprimento da Lei do Descanso, além de outras diversas irregularidades, como amarração ineficiente de carga, sistemas de sinalização e iluminação precários e problemas mecânicos, como sistema de freios com defeito. 

Além da fiscalização do excesso de peso com foco na segurança viária, a "Operação Carga Pesada" também contribuiu para o combate à criminalidade com a detenção de 5 pessoas, apreensão de anfetaminas e a recuperação de 01 veículo. 


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA