Facchini

1.800 Toneladas: Mammoet realizará transporte da maior e mais pesada carga da Lituânia

Mammoet/Divulgação

Conjunto de 100 metros de comprimento, 6,5 metros de largura e 10 metros de altura será responsável pelo transporte da carga em uma rota de 150 quilômetros de distância

A Mammoet, companhia reconhecida mundialmente pelo transporte e movimentação de cargas indivisíveis, conquistou neste mês, mais um desafiador e impressionante contrato de transporte. A empresa de origem holandesa, será responsável pela movimentação de um reator de 1.800 toneladas na Lituânia, a maior e mais pesada carga já deslocada no país.

Previsto para chegar ao país báltico em agosto de 2023, o gigantesco reator será empregado em uma nova refinaria da PC ORLEN Lietuva que está sendo construída no noroeste da Lituânia. Entre o Porto de Klaipėda, local de desembarque do componente, e a Refinaria Mažeikiai, ponto de instalação, serão percorridos 150 quilômetros em vias públicas.

O peso da carga não é o único ponto que impressiona. Para cumprir com precisão toda a operação, a Mammoet empregará inicialmente 88 linhas de eixos no desembarque do reator na região portuária. Já o conjunto que será responsável pelo deslocamento do componente ao longo dos 150 quilômetros até a refinaria, contará com 100 metros de comprimento, 6,5 metros de largura e 10 metros de altura.

Segundo a Mammoet, o maior desafio não é a escolha dos equipamentos corretos, mas sim a preparação de toda rota através de centenas de soluções personalizadas que possibilitam o deslocamento em locais estreitos, reforço de bueiros pontes e viadutos, deslocamento de redes elétricas e alterações na sinalização viária.


A recente conquista do contrato é resultado de um trabalho iniciado em 2019, ano em que Mammoet colocou em prática uma série de estudos e planejamentos logísticos detalhados, afim de assegurar a melhor solução para o transporte da gigantesca carga. 

“Com 550 milhões de Euros, o desenvolvimento e a construção de uma nova instalação na Refinaria Mažeikiai marca um dos maiores investimentos de capital privado polonês na história da Lituânia, com financiamento vital trabalho, empregos, recursos e experiência na economia local. O transporte do reator de 1.800 toneladas marca o maior marco na construção da nova instalação de hidrocraqueamento, e isso dá grande importância ao resultado do trabalho de Mammoet.”, afirma o Diretor Geral da PC ORLEN Lietuva, Michal Rudnicki.

“A decisão da ORLEN Lietuva de colaborar diretamente conosco no estudo e no trabalho demonstra confiança em nosso conhecimento e relacionamento local, juntamente com nossa experiência em transporte pesado. Preparar um percurso de 150 quilômetros é altamente complexo e consideramos um grande elogio a ORLEN confiar em nós essa responsabilidade. ” comenta o diretor de vendas da Mammoet Rússia, Báltico e Finlândia, Edvinas Ivanauskas. “Na Mammoet, esperamos que essa confiança cresça ainda mais para que possamos oferecer empregos ainda maiores para a empresa na região do Báltico.”, completa.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA