Facchini

Randon New R

PRF flagra mais de 12 toneladas de excesso de peso em um único caminhão na BR-101/SC

PRF/Divulgação

Pesagem realizada confirmou que caminhão carregado de brita circulava com PBT de 35.500 kg; veículo foi autuado e retido para transbordo

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram nesta quinta-feira, 25 de novembro, uma operação com o objetivo de combater o excesso de peso em veículos de carga na BR-101, em Tubarão (SC). Durante a ação um único caminhão foi flagrado mais de 12 toneladas de peso excedente.

Após a abordagem de um Mercedes-Benz Axor 6x4 carregado de brita, os policiais deram início às averiguações de rotina. Ao submeterem o veículo de carga a uma pesagem em balança aferida, foi constatado um total de 35.500 kg de Peso Bruto Total (PBT), sendo que o permitido é de apenas 23.000 kg, constatando assim 12.500 kg de carga excedente.

Diante dos fatos, o veículo autuado e retido até a conclusão do transbordo da carga excedente.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA