Volvo é novamente a mais sustentável do setor automotivo no Guia Exame

Pelo quarto ano consecutivo, a Volvo foi considerada a empresa mais sustentável do setor automotivo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, da Editora Abril, maior levantamento de práticas de responsabilidade corporativa do Brasil. O prêmio foi entregue nesta quarta-feira (29), em cerimônia realizada em São Paulo.
Neste ano, a Volvo se destacou por suas iniciativas em eficiência energética. Desde 2012, a companhia mantém um programa de redução do consumo de energia em três áreas fabris e no centro de distribuição e logística, em Curitiba (PR), onde estimula o uso eficiente da energia.
Dentro de seu modelo de gestão sustentável, em 2015 a empresa implantou o projeto “Caça ao Tesouro de Energia”, que têm gerado resultados ainda melhores para a fábrica da Volvo de Curitiba. Nos últimos 12 anos, a Volvo conseguiu reduzir 37% do consumo de energia na unidade paranense.
“Temos registrado bons resultados em relação à eficiência enérgica por conta do nosso modelo de gestão, que prevê a sustentabilidade do negócio como um todo. Pretendemos ampliar ainda mais as iniciativas sustentáveis, para que possam ser que aplicadas em todos os setores”, afirma Carlos Ogliari, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.
Muita energia, nenhum desperdício
O projeto “Caça ao Tesouro de Energia” é uma iniciativa que visa reduzir o consumo de energia e conta com a participação dos funcionários, que são responsáveis por manter constantes de varreduras nas linhas de produção, de forma voluntária, identificando os desperdícios e sugerindo possibilidades de mundaças sem grandes investimentos.
“Temos grande engajamento na busca de melhorias. A cada edição da ‘Caça ao Tesouro Energético’ os funcionários se mostram ainda mais empenhados na busca por soluções. Além de resultados efetivos, esta inciativa promove maior conscientização ambiental e integração interna”, comenta Jorge Marquesini, vice-presidente de Manufatura do Grupo Volvo América Latina.
As ações da Volvo estão inseridas no compromisso global do Grupo Volvo com a ONG World Wild Foundation (WWF), no Programa Defensores do Clima, para a redução de 160 GWh por ano de energia em suas fábricas até 2020.

A escolha das vencedoras
A escolha das empresas mais sustentáveis para o Guia Exame de Sustentabilidade tem como base uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, que identifica, avalia e  reconhece o conjunto de práticas das companhias em todas as dimensões da sustentabilidade empresarial, incluindo aspectos econômicos, de gestão, de governança, sociais e ambientais.
Ao todo, 173 empresas se inscreveram ao Guia EXAME, que está em sua 18ª edição. Dessas, 75 se destacaram dentro de 19 setores, como as melhores do País.
FONTE: Volvo 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário