Facchini

Randon New R

Volvo lança programa de consultoria de consumo de combustível para ônibus

A Volvo Bus Latin America está lançando um programa de consultoria para redução de consumo de combustível. O novo programa integra o pacote de serviços conectados oferecido pela montadora a clientes de ônibus urbanos e rodoviários, e é desenvolvido em conjunto com a rede de concessionários da marca.
“Oferecer serviços que agreguem valor à operação dos clientes faz parte de uma estratégia global da Volvo Bus. Há mais de cinco anos, iniciamos essa jornada de oferecer serviços conectados aos nossos clientes para ajudá-los a aumentar a eficiência e a rentabilidade da operação”, afirma André Trombini, diretor de estratégia de novos negócios da Volvo Bus Latin America.
O programa tem como foco a redução dos gastos com combustível e é mais um braço da oferta de serviços conectados da Volvo. O trabalho está dentro da proposta da marca de oferecer soluções de transporte completas aos seus clientes.
“Este tipo de atendimento personalizado é uma tendência de mercado, por ser uma demanda cada vez mais frequente dos nossos clientes. Além disso, nos permite conhecer de perto a operação dos veículos e, a partir disso, melhorar nossos serviços e veículos”, destaca Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil. 
A consultoria é realizada por um técnico especialista da concessionária com suporte da fábrica. O trabalho consiste em coletar dados da operação, avaliar e acompanhar esses dados para transformá-los em informação. Com base nessas informações é definido e entregue ao cliente um plano com sugestões de ações para redução do consumo de combustível.

Projeto Piloto
O projeto piloto do programa iniciou no ano passado, com a VISATE, operador de transporte urbano de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A equipe da Volvo e Dipesul definiu, em conjunto com o cliente, uma meta de redução de consumo. A partir desta meta, com base nos dados conectados do veículo, foi desenvolvida uma metodologia para analisar e identificar pontos de melhoria e desenvolvido um plano de ação para garantir maior eficiência de consumo.
“Um dos principais pontos trabalhados no plano de ação com a VISATEforam os relatórios com informações customizadas para atuação direta nos pontos de melhoria de cada motorista, tratadas durante o treinamento aplicado no cliente. O estilo de condução influencia diretamente no consumo e na performance operacional do veículo”, explica Alexandre Vargha, líder do projeto.
Além do treinamento de motoristas, foi feita uma análise das manutenções periódicas para avaliar desgaste de peças e impacto no consumo; e nas configurações do veículo, para identificar a mais adequada para o tipo de rota e quantidade de passageiros transportados.
Inicialmente, o programa está sendo lançado em três grupos concessionários da marca: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa, e é voltado para clientes de médio e grande porte. A partir do ano que vem, o projeto será estendido para a toda a rede de concessionários.
Serviços conectados
Para a Volvo, veículos conectados são uma realidade no transporte de cargas e passageiro há 10 anos.  Ao todo, a marca possui mais de 600 mil veículos conectados ao redor do mundo, considerando caminhões, ônibus e equipamentos de construção.
O pacote de serviços conectados ofertados pela Volvo Bus Latin America contempla o sistema de gerenciamento de frotas, Fleet Management; e o sistema de gerenciamento de tráfego ITS4Mobility. Os dois podem ser usados de forma integrada ou separadamente.

ITS4Mobility: ferramenta de gestão de tráfego que oferece informações da circulação dos ônibus em tempo real tanto para o operador de transporte quanto para os passageiros.O sistema acompanha a circulação, indicando se os ônibus estão circulando de acordo com o planejado, com a frequência adequada, cumprindo os horários planejados e mantendo a rota previamente definida. São informações que apontam ao gestor possíveis desvios, ajudam a identificar pontos críticos da operação e permitem o replanejamento da operação de forma embasada, garantindo a precisão das informações oferecidas aos passageiros. Solução oferecida e desenvolvida em parceria com Ericsson.

Fleet Management: o sistema de gerenciamento de frota é uma ferramenta que auxilia os operadores de transporte no acompanhamento da operação e da posição dos veículos em tempo real. Os dados gerados pelo sistema oferecem ao transportador uma visão completa da operação, por veículo e por motorista, o que permite adotar uma série de ações que contribuem para garantir maior eficiência à operação e redução dos custos operacionais.  É possível acessar dados como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio, por veículo e por motorista.
FONTE: Volvo 

 Receba por Email

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA