Scania Heavy Tipper: Um gigante da mineração

Apostando em um crescimento de 12% nas vendas para o setor de mineração, a Scania acaba apresentar ao mercado brasileiro o Heavy Tipper. O modelo chega ao país oferecendo a maior capacidade de carga do segmento.
Desenvolvido para atender as mais severas aplicações nas versões 6x4 e 8x4, o Scania Heavy Tipper salta das atuais 32 toneladas de carga líquida, para no mínimo, 40 toneladas de capacidade, ou um índice 25% superior. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) salta para insuperáveis 58 t. “Os concorrentes oferecem no máximo 32 toneladas e 48 t de PBT. Estamos inovando o mercado mais uma vez, e criando um nicho”, destaca Fabrício Vieira, gerente de Mineração da Scania no Brasil.
Se comparado com os atuais modelos Scania disponíveis para o setor de mineração, o Heavy Tipper reduz em até 15% o custo por tonelada transportada, aumenta em 30% a vida útil na operação (cerca de um ano a mais de trabalho, sendo três a vida média das opções atuais do mercado), eleva em até 5% a disponibilidade da frota e pode proporcionar até 10% de economia de combustível por tonelada transportada. 
Dentre as novidades do novo Scania Heavy Tipper destaca-se, o bogie (36 t) e eixos (direcionais de 11 t) com a maior capacidade de carga do segmento, maior robustez do novo diferencial (+ 40%) e do redutor de cubo com diferentes relações finais (5,13, 6,43 e 7,63), que possibilitam uma capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas (a maior do mercado). Além de nova caixa de marchas GRSO935, de superior resistência (+ 40%), com trocas mais rápidas e suaves. 
Para garantir a maior capacidade de carga durante as operações, toda a suspensão (molas parabólicas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterada, além disso a Scania disponibilizará pneus com maior amplitude de volume (de série 5.550 kg por unidade e opcional de 6.000 kg). 
No quesito segurança o novo Scania Heavy Tipper também não deixa a desejar, os modelos receberam reforço nos sistemas de freio que proporcionam melhor desempenho de frenagem, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder (com potência de frenagem de 4.100Nm), freio motor de 261 kW, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo e ângulo de ataque de 29º.
O câmbio Opticruise 100% automatizado de 14 velocidades (que oferece o modo Off Road permitindo o propulsor girar em rotações mais amplas), completa os itens de série dos novos modelos off-road.
Conectividade e manutenção
Além de todas as novidades e benefícios, o Heavy Tipper conta também com os Serviços Conectados Scania. Para quem adquirir o veículo, já estará incluso o pacote Desempenho por um ano de forma gratuita. A versão incorpora os benefícios do pacote de entrada e permite a leitura e a identificação de dados de operação de forma detalhada, tanto para informações dos veículos quanto individualmente por motorista. 
O cliente também contará com o Gestor de Frota desenvolvido por um especialista em mineração, que tem objetivo de aumentar a disponibilidade e a confiabilidade dos veículos e reduzir os custos operacionais. O planejamento de serviço é feito para garantir que a manutenção e os reparos sejam feitos no momento ideal e com o mínimo de interrupção. O serviço é tão avançado que pode até mesmo indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, como redução de consumo de combustível com diminuição considerável de períodos de marcha lenta ou trocas de marchas desnecessárias. 
Além dos Serviços Conectados, a montadora oferece ainda o novo Sistema de Troca Scania, exclusivo para o segmento, com mais itens disponíveis e a mesma garantia de uma peça nova. Entre as novidades incorporadas estão caixa de câmbio, Retarder, planetária e diferenciais. 
A variedade de peças originais remanufaturadas da Scania garante a mesma qualidade que as novas em uma opção mais econômica de aquisição (a média pode chegar a 50%) e rápida para manter o veículo operando.
O novo Scania Heavy Tipper será um dos destaques da montadora na Fenatran 2017 – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro.

TEXTO: Lucas Duarte

 Receba por Email

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário