Facchini

Ser caminhoneiro é ser livre!

Nascido na cidade de Bela Vista de Minas, localizado a 120 km da Capital Mineira, Emerson Abib Miranda, motorista de caminhão há 16 anos, conta que sonhava com a profissão desde pequeno. “Sempre morei próximo de rodovias. Eu ficava vendo os caminhões passando, achava bonito, tirava fotos e quando tive a oportunidade, aos 20 anos, virei motorista”, conta.
Durante todo esse tempo, teve a oportunidade de trabalhar com diversos tipos de carga, desde as mais simples e de curta distância, até carretas bitrem. “Trabalhei dirigindo caminhão de móveis e depois fui expandindo, até chegar na carreta. Conheci o país inteiro nas estradas”, se orgulha Emerson.
A paixão pela profissão fez com que ele se esforçasse para ser sempre o melhor e mais capacitado entre os motoristas. E o concurso do Scania Driver Competitions vem ajudando ele ao longo desses anos. “Namoro o projeto da Scania desde 2009. Em 2012 estava focado e fiz minha inscrição em Sumaré. Estudei muito e fiquei em 13° lugar, ganhando meu primeiro treinamento profissional”. Depois dessa experiência, as portas foram se abrindo e Emerson passou a atuar como instrutor dos outros motoristas na empresa onde trabalha.
Como desistir de um sonho não faz parte da personalidade do motorista, em 2014 ele foi campeão regional de Contagem e também ganhou como motorista mais novo e bem pontuado. “Eu tive a oportunidade de ganhar um curso com o Master Drive e com a Fabet, fui para a final com a família toda, e cheguei em 6°, foi uma emoção que não dá para explicar”, relembra.
O motorista, que preza pela segurança nas estradas e por um melhor conhecimento do seu instrumento de trabalho conta que já tem mais de 280 horas em treinamentos de sala de aula, além de uma formação como tecnólogo. “A vontade de aprender sempre falou mais alto. Eu estudo e busco conhecimento entre uma viagem ou outra, na hora do descanso, onde der”. Hoje, ele usa a sua sabedoria para ensinar outras pessoas. “Faço treinamento de sala de aula e treinamento de pista, além do operacional –  que é feito pelo computador. Sou responsável por capacitar mais de 200 motoristas, todos com no mínimo 32 horas”.
Entre os 60 finalistas deste ano, Emerson se diz mais preparado para enfrentar os concorrentes. E ele tem uma dica poderosa: Fazer a prova do caminhão com a mesma paixão e responsabilidade que ele dirige no seu dia a dia.
FONTE: Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA