Memorial da Segurança no Transporte: experiência para mudança de comportamento

Abre nesta quinta-feira, 6 de outubro, em Curitiba, o Memorial da Segurança no Transporte, único espaço dedicado ao tema na América Latina. Moderno e interativo, o memorial é patrocinado pela Volvo promove uma visão sobre segurança desde a pré-história até os dias atuais. O local foi projetado com o objetivo promover a experimentação, para que o visitante perceba a importância da segurança por meio de atividades lúdicas e interativas.
O roteiro conduz a uma viagem pela evolução da humanidade pelo ponto de vista da segurança.  Desde os primeiros instrumentos rudimentares da pré-história, criados por um instinto de sobrevivência como forma de proteção de perigos; passando pelo surgimento das cidades e do conceito de mobilidade urbana; até as avançadas tecnologias da sociedade atual, em plena era da internet das coisas.  
O cinto de segurança de três pontas ganha lugar de destaque pela sua importância. Desde a sua invenção, em 1959, ainda hoje é considerado por especialistas o instrumento que mais salva vida no trânsito todos os anos. Uma mesa tátil permite ao visitante sentir a diferença da aderência dos pneus dos veículos nos diferentes tipos de pavimento, como asfalto seco e molhado, terra, paralelepípedo e até na neve.
“Tudo foi pensado para proporcionar uma experiência que leve os visitantes a perceber como a segurança está inserida na sua vida. O objetivo é promover uma educação de trânsito de uma forma leve e ao mesmo tempo impactante”, explica Marco Greiffo, coordenador do Memorial da Segurança.
O projeto arquitetônico atrai a atenção. Um ônibus biarticulado suspenso no teto percorre quase toda a extensão do memorial e sua frente atravessa a parede para compor a fachada do prédio.  Chama a atenção também uma cabine de caminhão que passou por um “crash test” real.
Patrocínio Volvo  
O Memorial da Segurança no Transporte é um projeto da Associação Viking , patrocinado pelas empresas Volvo do Brasil e Volvo Financial Services, viabilizado através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“Segurança é um dos valores fundamentais da nossa marca. Além de produzir os veículos mais seguros do mundo, apoiamos diversas iniciativas de mobilização social nesta área. Acreditamos que todas as pessoas que visitarem este memorial sairão com um olhar diferente, inspirados a repensar seu comportamento no trânsito”, afirma Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina.
“Esta é mais uma das ações sociais que oferecemos para a comunidade, junto a iniciativas como Capoeira e Cidadania, Atleta do Futuro e Núcleo Viking de Basquete”, afirma Eduardo Giglio diretor-executivo da Associação Viking.
Simuladores
Os simuladores permitem aos visitantes uma experiência mais real, levando-os a perceber a importância de adotar um comportamento seguro de forma lúdica.
- Simulador de “crash test”: o visitante poderá viver a experiência de passar por um “crash test”.  No simulador, vai sentir o impacto da batida e enxergar o acidente de forma virtual, como se estivesse dentro do laboratório de testes.
- Simulador de capotagem: a importância do cinto de segurança de três pontos poderá ser testada em uma cabine que simula um capotamento. Criado pela Volvo em 1959, até hoje o cinto é considerado o principal assessório para evitar mortes em acidentes de trânsito.
- Simulador de impacto: uma balança calcula o peso que uma pessoa atinge em um acidente com velocidade de 40 km/h, 60km/h e 80km/h.

Serviço
Abertura: 06 de outubro de 2016
Funcionamento: de quarta a sábado das 9h às 17h
Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6.447 - Cidade Industrial – Curitiba PR

Visitas de Grupos
O Memorial da Segurança de Transporte é aberto a grupos de alunos de escolas públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas pelo site do memorial: www.memorialdaseguranca.com.br.  A idade mínima para participar das atividades interativas é 9 anos, ou 1,20 m.
FONTE: Volvo 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Boa tarde, equipe do blog Caminhões e Carretas. Sugiro que coloquem também vídeos de crash-tests dos caminhões da Volvo, seria interessante assistir.

    ResponderExcluir