Facchini

Randon New R

Iveco sai na frente e apresenta solução inovadora com foco em acessibilidade

Buscando atender as exigências da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146) e entendendo que, mais do que acessibilidade, a pessoa com mobilidade reduzida tem o direito de ir e vir, como qualquer outro cidadão, a Iveco Bus apresentou na última semana o Daily Elevittá.
Desenvolvido sob a plataforma do consagrado Iveco Daily 50C17, o modelo chega ao mercado oferecendo a capacidade para 18+1 (18 passageiros + motorista) sendo possível transportar até três cadeirantes. Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, destaca, “O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada”.
Tendo como base conforto, segurança e acessibilidade o Daily Elevittá é resultado de uma parceria exclusiva com a empresa Elevittá, que desenvolveu um dispositivo de poltrona móvel, que há posiciona do lado de fora do veículo, permitindo o embarque e desembarque do passageiro sentado no seu assento. O sistema foi desenvolvido especificamente para a linha Daily. Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina, revela, "Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento".
Além do bem-estar garantido aos passageiros, o Daily Elevittá assegura também inúmeros benefícios ao transportador, como por exemplo, o fim da perda de passageiros por falta de acessibilidade e o fim da perda de espaço interno devido a dispositivos grandes e muitas vezes ineficazes ou até mesmo inseguros em determinadas situações. Outro grande benefício do Iveco Daily Elevittá é o baixo custo de manutenção, quem além de simples já está incluso no pacote de manutenção do próprio veículo. 
O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a atender as exigências das Leis de acessibilidade do transporte de passageiros, para a categoria M2 (veículos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas), seja escolar, urbano ou fretamento, sinalizam que, nos próximos anos, entre 2017 e 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos, idosos, entre outros). "Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento", completa Spinetti.  
A expectativa é de que setores como o hoteleiro, de transporte escolar, de fretamento e de locação de veículos sejam beneficiados com a chegada do Elevittá. 
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA