Facchini

Como decidir a compra do seu caminhão

Muitos motoristas profissionais consideram seu caminhão uma espécie de extensão de suas casas. Afinal, boa parte do seu dia é passado dentro de uma cabine, em viagens longas ou naquelas que são feitas dentro de uma cidade. Por isso, a escolha do modelo é muito importante. A compra do seu caminhão deve ser uma decisão cuidadosa.
Para tanto, antes de entrar numa concessionária, você deve estar ciente dos dados necessários para tomar uma decisão.
E para ajudá-lo a tomar uma decisão acertada, listamos cinco critérios que devem ser observados antes de comprar um caminhão. Confira a seguir:

Defina o modelo antes da compra do seu caminhão
Atualmente, os modelos de caminhões se adaptam às mais variadas necessidades de um motorista. As ofertas passam pelo veículo pesado, capaz de carregar até 14 toneladas de carga e chegam ao chamado veículo urbano de carga (VUC), que são aqueles que têm permissão para trafegar nos grandes centros, carregando até 3 toneladas de carga.
Saber qual é o seu objetivo, onde deverá trafegar e o tipo de carga que transportará são informações essenciais para a definição do modelo. Se você pretende trabalhar com vários tipos de carga, então opte por um modelo que seja capaz de se adaptar a mudanças.
Além disso, é muito importante saber se você vai trabalhar na cidade ou na estrada. Como as principais capitais brasileiras têm leis que impedem o trânsito de veículos pesados nos centros, você deve se decidir antes sobre como fará o seu trabalho.

Preste atenção às formas de pagamento
A aquisição de um veículo novo exige o estudo das diversas formas de financiamento. Converse com o vendedor de uma concessionária, para entender quais são as possibilidades de pagamento e quais são as taxas de juros. Assim, você terá condições de negociar.
Este é um passo fundamental para que você tome uma decisão segura: saber quanto pagará no final.

Manutenção é um dado a ser levado em consideração
O caminhão é novo, mas você sabe quais são os gastos com manutenção? De nada adianta ter um veículo zero-quilômetro se ele vai causar problemas para você a curto e médio prazos. Converse sobre isso com o vendedor e também com colegas de trabalho. Procure se informar sobre desgastes de peças e consumo! Também vale visitar um mecânico de confiança.
Coloque os custos no papel, faça um comparativo com os modelos que se adéquem às suas necessidades. Nem sempre o preço final mais barato vale a pena, se os custos com manutenção começam a chegar logo no primeiro ano e os valores são altos.

Cheque se as parcelas cabem no seu bolso
Você já definiu os modelos, as formas de pagamento e os custos. É hora de voltar para casa e fazer as contas! As parcelas devem estar dentro do seu orçamento, para que você não faça dívidas.
Leve em consideração os gastos com manutenção na hora de fazer os cálculos. Assim, você não será surpreendido.

A importância do pós-vendas
Quando você define uma concessionária e um modelo de caminhão, você faz uma escolha que irá acompanhá-lo por um bom tempo. Por isso, saber que a empresa se preocupa com seu bem pode fazer a diferença na hora de escolher onde comprar seu caminhão.
Esse é o papel do pós-venda. Fazer com que você fique satisfeito com sua aquisição e possa tirar o melhor proveito do caminhão. Para isso, o vendedor deve informar quais são os serviços oferecidos e como funcionam.
FONTE: Forlan Caminhões 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA